O governador José Eliton segue a orientação dos últimos anos do governo Marconi Perillo e mantém diminuída a agenda de shows durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Depois de perder a mão na gestão Gilvane Felipe, que viveu a transição Agepel – Secult e fez do evento mais um festival de música do que de cinema, agora o que ocorre é exatamente o contrário, um esvaziamento da programação musical que anteriormente vinha sendo perfeitamente balanceada à programação de filmes, oficinas e palestras e elevava o Fica ao patamar de festival mais aguardado do ano em Goiás.
O Fica se tornou ícone de uma geração de artistas, produtores culturais, jornalistas e uma série de profissionais ligados à arte no Estado. Durante muitos anos foi motivo de orgulho e colocou a cidade de Goiás como ponto de efervescência cultural no mapa brasileiro. No entanto, de alguns anos pra cá veio perdendo seu prestígio e hoje figura como apenas mais um evento do calendário cultural goiano. É visível o esvaziamento da cidade ao longo dos dias do festival. E o clima mágico de artistas circulando, pequenos eventos paralelos acontecendo, ideias e parcerias surgindo também já não existe mais.
Este ano, treze atrações foram confirmadas para se apresentar na programação oficial do festival. Além da cantora Ana Carolina, que encerra os shows desta edição com uma apresentação na noite de sábado, dia 9, integram o line-up do evento as atrações goianas Fernando Boi e Banda, Jeferson Leite e Trio Gavião, The Galo Power, Luiz Augusto, Nila Branco, Kleuber Garcêz, Bruno Rejan Trio, Lícito Caos, Almir Pessoa, Gustavo Veiga, Cocada Coral e Emídio Queiroz e Banda Excallibur.
A curadoria foi composta pelos músicos Nilton Rabelo, representante da Asccon, Emerson Biazon, da Ordem dos Músicos de Goiás, Antônio Celso de Carvalho, do Sindicato dos Músicos, Clidney de Amorim Couteiro, da Ampliart, e André Mols de Faria, músico instrumentista convidado da Seduce. Conforme a pasta, os profissionais tiveram como critério de escolha a qualidade estética e artística e a diversidade de estilos e gêneros musicais. Outro fator levado em consideração foi a não participação do artista no festival nos últimos dois anos.
O Fica será realizado entre os dias 5 e 10 de junho, na cidade de Goiás. A programação completa do festival, com oficinas, palestras e mostras pode ser conferida no site fica.go.gov.br.
Fica 2018
De 5 a 10 de junho, na cidade de Goiás
Entrada Gratuita

O cartaz do Fica 2018 é ilustrado pela belíssima tela “1999”, do artista plástico Marcelo Solá, e remete ao ano da realização da primeira edição do festival. Segundo Solá, ele morava na cidade e acompanhou o nascimento do evento, toda a efervescência, com pessoas de vários países reunidas para discutir cinema e meio ambiente.