No dia 1º de junho o Paraíso Músicas do Mundo chega novamente a Alto Paraíso de Goiás, dessa vez buscando dar visibilidade para artistas que residem atualmente na Chapada dos Veadeiros. A programação é gratuita e a diversidade dos shows faz jus ao clima místico da cidade, propondo uma experiência musical diferenciada que passeia entre ritmos regionais, como maracatu e moda de viola, até o soul e o groove.

Os shows serão realizados na Praça do Bambu a partir das 19h. O grupo Maracatu Leão do Cerrado, que atua na cidade desde 2013, será o primeiro a se apresentar. Em seguida, os Violeiros de Alto Paraíso resgatam a música raiz por meio dos toques da viola. Às 21h, Shami John Sparkman, apresenta seu soul experimental explorando todas as possibilidades do loop station. Depois é a vez da discotecagem de Lara Luzuah, com um som dançante que envolve mantras, cirandas e batuques. O paulista Conrado Pera, vencedor do Festival Nacional da Canção em 2015, fecha a noite com o melhor da música brasileira contemporânea.

O FESTIVAL

A primeira edição do Paraíso Músicas do mundo, realizada em 2016, teve participação de artistas de diversas regiões do Brasil e ainda da África. Além de oferecer experiências musicais, o festival contribui para a promoção do turismo local e do intercâmbio cultural na região da Chapada dos Veadeiros. A diversidade é o ponto de partida e o palco do Paraíso serve como vitrine para artistas de mais alta qualidade da música brasileira e universal.

O Paraíso Músicas do Mundo é realizado pela Rede Sociocultural, que tem em seu currículo produções como o II Festival Internacional de Música em Goiás, o 17ª Festival Canto da Primavera e o Festival do Beco da Codorna.  O produtor Fernando Santos, que está à frente da Rede Sociocultural, afirma que a intenção do PMM em 2018 é mostrar a riqueza cultural da Chapada dos Veadeiros. “A ideia por trás dessa programação 100% focada na produção local é mobilizar a comunidade, inclusive o artesanato local, o turismo, de forma a demonstrar o potencial cultural que existe naquela região. Esse potencial é muito rico, muito diverso e vai ao encontro da característica fundamental do festival que é a diversidade”, ressalta.

AS ATRAÇÕES

MARACATU LEÃO DO CERRADO (GO): Atua desde 2013 em Alto Paraíso de Goiás, realizando shows, encontros e oficinas. Tem como principal proposta pesquisar e difundir ritmos musicais de matriz africana, com foco no maracatu de baque virado da Nação Porto Rico, de Recife. Mais informações: https://www.facebook.com/maracatuleaodocerrado/

VIOLEIROS DE ALTO PARAÍSO (GO): Dupla formada por Gercino, conhecido em Alto Paraíso por tocar em festas populares e Renato Segredo, nascido em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros. Renato toca viola de dez cordas, guitarra e baixo e tem passagens pelo rock e jazz instrumental. Além de música sertaneja raiz, também está no repertório o Lundu, ritmo típico, que Gercino aprendeu com o pai. O encontro de gerações promete mesclar tradição e contemporaneidade.

SHAMI JOHN SPARKMAN (RJ): Natural do Rio de Janeiro, está em Alto Paraíso aprimorando seus conhecimentos musicais enquanto se prepara para turnê na Europa. Sua música explora oloop station, ferramenta que permite gravar e reproduzir instantaneamente pequenos trechos, ampliando consideravelmente as possibilidades de um artista solo. Mais informações:https://www.facebook.com/ShamiSparkman/

DJ LARA LUZUAH (GO): Seu som dançante propõe a cura e a elevação e seu set é uma celebração consciente da alegria e do amor. De Shiva a Xangô, suas sonoridades abrangem samba, ciranda, batuques, mantras e grooves. Terapeuta floral, cristal e musical e produtora de eventos há 25 anos, Lara Iniciou a carreira em trabalhos terapêuticos e discoteca apenas em festivais que têm afinidade com seu modo de vida. Mais informações: https://www.facebook.com/LaraLuzuah/

CONRADO PERA (SP): Sua música mergulha na brasilidade e retoma ritmos tradicionais do país, ao mesmo tempo em que reflete a contemporaneidade. Em 2015 ganhou o Festival Nacional da Canção com sua música “Corte e Costura”. Já se apresentou por todo o Brasil e no exterior, no Peru, México e Estados Unidos. Lançado em 2015, seu primeiro CD “Enlaçador de Mundos” recebeu inúmeros elogios da imprensa. Mais informações: http://tnb.art.br/rede/conradopera

O LOCAL

Com mais de 120 cachoeiras catalogadas, Alto Paraíso de Goiás recebe turistas do mundo inteiro atraídos pela beleza, misticismo e espiritualidade presentes na cidade. O charmoso município do nordeste goiano, no coração do Brasil, abriga o distrito de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Alto Paraíso abriga uma enorme diversidade cultural em meio aos cenários naturais que misturam simplicidade e exuberância.  Todas essas características fazem da cidade um lugar mágico e um verdadeiro paraíso.

SERVIÇO

Paraíso Músicas do Mundo 2018

Data: 01 de junho de 2018

Local: Praça do Bambu – Alto Paraíso de Goiás – (EVENTO GRATUITO)

Programação:

19h: Maracatu Leão do Cerrado (GO)

20h: Violeiros de Alto Paraíso (GO)

21h: Shami Sparkan (RJ)

22h: DJ Lara Luzuah (GO)

23h: Conrado Pera (SP)

Site Oficial: www.paraisomundo.com.br

Instagram: @paraisomusicasdomundo

Comente

X