Vocês não precisam ganhar o jogo hoje contra a Sérvia para levar alegria ao seu povo. Aquilo era viagem do David Luiz. Quem garante nosso sorriso mais sincero é a maquininha quando diz em letras garrafais: “TRANSAÇÃO ACEITA”. O resto é papo furado.
Vocês não precisam ganhar o jogo hoje para provar nada a ninguém. O que vocês recebem por mês é uma fábula que a esmagadora maioria de nós, pobres mortais, não vai acumular em uma vida de salários. Vocês já provaram tudo o que tinham que provar, podem ficar de boa.
Vocês não precisam ganhar o jogo hoje para mostrar equilíbrio emocional. Já sabemos que não é essa a principal virtude da Seleção Brasileira. Quando o camisa 10 chora ao vencer a poderosa Costa Rica em jogo de fase classificatória e quando o capitão da Copa do Mundo de 2014 se senta na bola aos prantos e pede para não bater um pênalti, já dá para sacar que racionalidade não é o forte do grupo. Tentem segurar o tchan e meter um gol logo no início que tudo vai fluir mais fácil.
Vocês não precisam ganhar o jogo de hoje pela honra do futebol brasileiro. Somos o único país com cinco títulos mundiais. E também somos o único país que tomou de 7×1 em uma semifinal jogada em casa. Sabemos perfeitamente como são os dois lados extremos do futebol. As delícias da glória e o constrangimento da mais vexaminosa humilhação. Quanto a isso, podem ficar tranquilos.
Vocês não precisam ganhar o jogo hoje por conta da rivalidade contra a Sérvia. Até por que ela não existe. Apesar de termos perdido para os iugoslavos em 1930 e empatado nos torneios de 1954 e 1974, não dá para dizer que isso está na memória dos traumas da Seleção Brasileira. Nesse quesito, França, Holanda, Itália, Argentina e, é claro, Alemanha, têm seu lugar garantido.
Então, por que diabos esses milionários mimados devem se empenhar para vencer o jogo hoje e garantir a classificação para as oitavas de final? Simples. A gente precisa de pelo menos mais um churrasco em dia útil. Segunda ou terça, pouco importa. Mas vocês nos devem mais um dia de astral nessa Copa do Mundo. Suem a camisa, dividam todas as bolas, mantenham a cabeça no lugar. Tudo pelo churrasco da semana que vem.