Um café da manhã no Palácio das Esmeraldas nesta terça-feira (05) irá lançar a 14ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Na ocasião, o governador de Goiás, José Eliton, e a prefeita de Nova Veneza, Patrícia Amaral, darão início ao evento de resgate e valorização da cultura italiana que, a partir dessa edição, passa a contar também com o apoio oficial da Embaixada da Itália no Brasil. Este é um dos 15 festivais que é que compõem o Circuito Gastronômico de Goiás e será realizado de 7 a 10 de junho.

Pelo menos 100 mil visitantes devem passar pela cidade ao longo destes quatro dias, o que o coloca como um dos grandes festivais culturais nacionais. Nesta 14ª edição o festival cresceu 30% em sua estrutura física e 20% no número de postos de trabalhos temporários gerados – 1200 no total. A previsão é de que o festival movimente mais de R$ 2 milhões na cidade que fica a 44 quilômetros de Goiânia e a 200 km de Brasília. Tanto crescimento exigiu que o número de assentos aumentasse de 4000 para 6000 para melhor acomodar o público.

De acordo com Hermione Stival, presidente da Associação Pró-Festival Italiano de Nova Veneza (Afesti), os esforços da organização estão sendo feitos para torná-lo cada vez mais uma referência da cultura italiana no Estado. Além dos pratos típicos da cozinha italiana, música e danças italianas, a partir deste ano novas atrações culturais temáticas serão agregadas à programação.

Um dos destaques é a mostra de cinema, que é realizada em parceria com a embaixada italiana e vai apresentar ao público cinco longas metragens daquele país. Os filmes serão legendados e terão entrada gratuita no Centro Cultural Pedro Peixoto, reformado para o evento. A exposição fotográfica “Carnavale di Venezia” é outra novidade do evento. A mostra de fotos é assinada pelo fotógrafo paraibano Francisco Andrade e retrata seu olhar para o tradicional carnaval de Veneza, uma das mais famosa festas da Itália.

Na gastronomia também haverá novidades. Pela primeira vez o Festival contará com um estande dedicado exclusivamente para o café italiano, bebida que é considerada uma paixão entre seu povo. O evento abrigará uma edição especial da Carnivoria Open Air, um dos mais badalados festivais de churrasco do Brasil e que apresentará ao público os diferentes preparos para cortes nobres de carnes nobres e, claro, com aquele toque italiano.

Ambientação

Algo que promete ser um grande atrativo para os visitantes na edição de 2018 do festival é a decoração da cidade. Como o a temática “Um dia em Veneza”, a Associação Pró-Festival de Nova Veneza (Afesti) vai decorar a praça central do município, onde o evento se concentra, com itens que lembram a cidade italiana, conhecida por ser uma das mais românticas do mundo. A organização do festival contratou atores que receberão os visitantes vestidos com fantasias que remetem ao carnaval de Veneza.

Em referência aos colonos italianos que deram origem à cidade, serão colocadas flâmulas com os nomes das famílias fundadoras. Figurinistas vestidos de gondoleiros, rainhas, princesas e mascarados – em referência ao Carnaval de Veneza – circularão pelo evento durante os quatro dias. A Cantina da Nona, cozinha oficial do evento, desde o dia 7 de maio está fazendo o pré-preparo dos ingredientes usados nos milhares de pratos que serão servidos. Os preços serão populares a partir R$ 15.

Nova Veneza

Nova Veneza é uma cidade há 44 quilômetros da capital Goiânia, que tem 60% de sua população formada por descendentes italianos. Reduto dos colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos, Nova Veneza é símbolo da imigração no Estado. Stival, Bisinoto, Faquim e Bosco foram as primeiras famílias vindas da Itália e que se fixaram na região por volta de 1924, unindo-se aos Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto e Constantino. A localidade, por anos, ficou conhecida como “Colônia dos Italianos”, mas em 1958, tornou-se município e foi batizada de Nova Veneza.

Um comentário

  • Gedeon Coelho Furtado disse:

    Hummmm….não sabia qual escolha faziamos…gostamos muito das bebidas destiladas. Todos estão de parabéns pelo atendimento. Ano que vem…oia nóis traveis lá….

Comente

X