Neste fim de semana, Goiânia vai receber atletas de alto nível de diversas partes do país como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo no DogFest Goiás. Sim, os atletas são de quatro patas. O público poderá conferir as performances de cães que são campeões em agility, frisbee e a recém-lançada tambor dog. O evento começa já neste sábado (09), com seminário voltado para adestradores e guias. No domingo serão realizadas as apresentações esportivas no espaço Brasal Incorporações, que fica no Setor Marista.

A organização é do Educa Dog, clube de cães e escola de adestramento, com o apoio da Brasal Incorporações, que irá ceder o espaço para o evento, a ser realizado na Alameda Cel. Eugênio Jardim, 430, no Setor Marista.

O DogFest Goiás também terá a presença de entidades protetoras dos animais como a Miau au au e a Viva gato, que levaram fotos de animais disponíveis para adoção realizaram um bazar de produtos, visando arrecadar fundos para manutenção das entidades que resgatam e cuidam de animais abandonados. Ao público que quiser participar, os organizadores pedem a doação de dois quilos de ração, porém não é obrigatória.  “Vamos também promover um desfile para eleger o cão mais simpático e realizar sorteios de brindes como pacotes de rações, caminhas pets, comedouro e outros itens”, revela Fernando Vicente que é adestrador e um dos organizadores do evento.

Entre as modalidades caninas que serão apresentadas estão o agility, uma prova de percurso com regras baseadas no hipismo. “Claro que uma diferença importante é que nesse caso os animais não são usado como montaria. A semelhança com o hipismo diz respeito a contagem de tempo e os obstáculos”, esclarece Fernando.

O adestrador explica que o agility é uma atividade esportiva já praticada no Brasil, de forma amadora, desde de 1996. “Em 2001 começaram a ser realizadas primeiras competições oficiais, como a criação da Comissão Brasileira de Agility”, informa. Segundo o adestrador, a modalidade é uma prática extremamente saudável para os cachorros, pois melhora a ligação afetiva entre o cão e seu tutor, a obediência do animal, promove a socialização com as pessoas e com outros pets e alivia o estresse canino. “Dizemos que para o cachorro, o agility é uma atividade muito mais mental do que física, pois traz muitos benefícios mentais para o animal. O esporte, inclusive, é ideal para algumas raças que apresentam hiperatividade como a border collie, jack russel terrier e schnauzer.

Durante o DogFes, estarão se apresentado  pet atletas e guias que são referências nacionais em agility, entre eles o guia Adriano Soares, campeão brasileiro nos anos de  2016 e 2017 na categoria G2, e campeão das Américas e Caribe de 2017, categoria G1; e Giovane Barsanti, campeão brasileiro em 2011 e participante dos mundiais do México e Itália. Entre os pet atletas, o destaque será o cão Zeca, campeão das Américas e Caribe em  agility.

Nova modalidade

Durante o DogFest, será lançada em Goiás uma nova modalidade: o tambor dog, que é baseado na prova dos três tambores realizada com cavalos em rodeios. Segundo Fernando Vicente, o esporte surgiu há pouco mais de um ano em Minas Gerais e São Paulo a partir de brincadeiras organizadas pelos próprios adestradores, nos treinos de agility. “Em Goiás, vamos lançar essa nova modalidade, que pode ser praticada por cães de qualquer raça e tamanho”.

De acordo com Vicente, a prática esportiva, que inicialmente era chamada de barrel dog, traz benefícios tanto para os cães quanto para os donos. “O treino para essa modalidade é  muito bom para os cães, pois possibilita o fortalecimento físico e alívio de estresse do animal, mas também é muito bom para os donos. Durante o treinamento, as pessoas também fazem uma atividade física muito intensa, ou seja, é um exercício que gera um gasto calórico grande e fortalece principalmente os músculos das pernas, já que durante a prova os donos correm quase que junto com os animais para orientá-los”, explica o adestrador. O evento abrigará uma competição de tambor dog, com cães e adestradores de Minas, Goiás, Rio de Janeiro e Brasília.

Frisbee

Outra modalidade que será apresentada é o frisbee (lançamento de disco), que apesar de parecer uma brincadeira entre o dono e seu cão, fora do país é uma prática esportiva bem conhecida, principalmente na Europa.

A competição é disputada em três modalidades: arremessos a distância, freestyle e os arremessos com precisão. O esporte pode ser praticado por qualquer raça de cachorro e o ideal é que tenha acima de um ano e não esteja acima do peso.

Todas as modalidades que serão apresentadas durante o DogFest são voltadas somente para cães treinados, mas ao final do evento a pista será aberta para o público que poderá participar de brincadeiras orientadas com seus pets.

Pet Place

O apoio ao DogFest Goiás não é a primeira ação da Brasal Incorporações voltado aos cães e seus tutores. Há cerca de um ano a empresa construiu e mantém um pet place num dos seus terrenos. O espaço voltado especialmente para a prática de lazer entre cães e pessoas fica na Avenida Portugal, lote 46, Setor Marista. A área de 1.900 m² conta com uma rampa, obstáculos em zig zag, tambor que simula um túnel, entre outros itens, para que os pets brinquem e se exercitem.

Observação:
É obrigatório o uso de coleira e guia em todos os cães.

Comente

X