A espanhola Carmen Werner é uma das mais renomadas bailarinas e coreógrafas da dança contemporânea em atividade no mundo. Com mais de 30 anos de carreira, ela recebe homenagem da Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança, no dia 28 de julho (sábado), quando apresentará o solo De Parte de Ella, no Centro Cultural da UFG.

Com apoio do Fundo de Arte e Cultura e curadoria de Kleber Damaso, a Manga de Vento foi iniciada em maio e segue até outubro deste ano. Julho é dedicado à dança contemporânea espanhola e já trouxe a Goiânia, na primeira semana do mês, a dupla de intérpretes-criadores Álvaro Esteban e Laura Aris, bem como o coreógrafo e bailarino Daniel Abreu, para performance e condução de oficinas.

Pelo conjunto de seu trabalho e por sua relevante trajetória, Carmen Werner recebe destaque na Manga de Vento 2018. Segundo o curador Kleber Damaso, a coreógrafa madrilena é a única artista programada em todas as três edições desta mostra de dança.

O solo De parte de ella é um trabalho reflexivo sobre o sentido da vida. Entre outras questões, a bailarina e coreógrafa comenta sobre relações cordiais entre indivíduos, vínculos amistosos baseados em convenções e o esforço para alcançar “uma atmosfera de compreensão”.

Nascida em Madri, ela dirige a Fundación para la Danza Contemporánea Carmen Werner e fundou a Provisional Danza, em 1987. De lá pra cá, sua companhia já encenou mais de 60 coreografias, trabalhos montados para teatro de pequeno e grande porte, para a rua, além de vídeo-dança, cinema de curta-metragem. Sua trajetória artística tem sido reconhecida por meio de diversas condecorações, com destaque para o Premio Nacional de Danza (2007), Premio Internacional de Danza Onassis (2001) e Premio de Cultura en la sección de Danza de la Comunidad de Madrid (2000).

Agosto

Apesar das homenagens programadas (Hugo Rodas em maio e Carmen Werner em julho), por desejo da curadoria, a Manga de Vento se constitui sem um destaque principal, mas com vários destaques do começo ao fim. Para agosto, o público goianiense pode esperar uma retrospectiva do polêmico trabalho do performer Wagner Schwartz, brasileiro radicado na Europa.

O Centro Cultural UFG vai receber, no dia 27 de agosto, o espetáculo Domínio público, encenado por Wagner Schwartz, Elizabete Finger, Maikon K e Renata Carvalho. O programa segue com dois solos de Schwartz: Piranha (28/8) e Transobjeto (30/8). Nos três dias, as performances têm classificação indicativa para público maior de 18 anos.

Até outubro, a Manga de Vento prevê também o contato com a obra de Denise Stutz (RJ), Grupo Empreza (GO), Grupo Cena 11 (SC), Dudude Hermmann e Marco Paulo Rolla (MG) e Carmen Werner (Espanha), entre outros. Veja abaixo a programação completa.

SERVIÇO

28/7 – 20h

De Parte de Ella | Carmen Werner (Espanha)

(Classificação indicativa: 16 anos)

Local: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária, 1533, Setor Leste Universitário)

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Retrospectiva Wagner Schwartz

27/8 – 20h

Domínio público | Elizabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz

(Classificação indicativa: 18 anos)

28/8 – 20h

Piranha | Wagner Schwartz

(Classificação indicativa: 16 anos)

30/8 – 20h

Transobjeto | Wagner Schwartz

(Classificação indicativa: 18 anos)

29/8 -20h

Tanque – Uma opera molhada | Dudude Hermmann e Marco Paulo Rolla (MG)

(Classificação indicativa: 18 anos)

31/8 -20h

Sublime Travessia | Dudude Hermmann (MG)

(Classificação indicativa: 16 anos)

1/9 – 20h

Entre ver | Denise Stutz (RJ)

(Classificação indicativa: 16 anos)

1/9 – 20h

Oficina: “Dançar Dói”

Com Clarice Lima e Aline Bonamin (SP)

2/9 – 20h

Intérpretes em crise | Clarice Lima e Aline Bonamin (SP)

(Classificação indicativa: LIVRE)

20/10 – 23h

Serão Performático no Cabaré Voltaire | Grupo Empreza (GO)

(Classificação indicativa: 18 anos)

23/10 – 20h

Protocolo Elefante | Grupo Cena 11 (SC)

(Classificação indicativa: 18 anos)

Comente

X