Se liga que esta quinta-feira (12) é o último dia para realizar inscrições para as oficinas que a Funarte vai oferecer neste mês em Goiânia. Serão oferecidas sete oficinas e dois seminários gratuitamente entre os dias 17 e 20 de julho. Foram ofertadas mais de 300 vagas. As oficinas contemplam as áreas das artes cênicas, música e artes visuais. Além delas, serão dois seminários sobre os temas: ‘Arte e Educação’ e ‘História da Arte e História da Música’.  A inscrição pode ser feita exclusivamente pela internet no site da Funarte.

Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Além da capital goiana, outras seis cidades brasileiras serão contempladas pelo programa. Depois de Goiânia, o programa chega à Londrina (PR), Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que três mil pessoas sejam capacitadas, ao total. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Sobre as oficinas

Os cursos acontecerão em cinco diferentes espaços da cidade: Vila Cultural Cora Coralina, Teatro Goiânia, Teatro Goiânia Ouro, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte de Goiânia. Todas as oficinas têm quatro dias de duração, sendo cinco horas de curso por dia. Na área das artes cênicas serão oferecidas as oficinas “O corpo em Cena”, com Marluce Medeiros, “Direção teatral – noções básicas”, com Antônio Gilberto e “Aprimoramento vocal”, com Jane Celeste Guberfain. Também aos trabalhadores das artes cênicas serão oferecidas as oficinas de “Iluminação Cência”, com Jorge de Carvalho e “Produção e Administração Teatral”, com Cacau Gondomar.

Aos profissionais da música serão oferecidas as oficinas de “Gestão Cultural”, com Ana Luísa Lima, “História da Música Brasileira”, com Luís Pimentel e “Trilha sonora”, com Mauricio Domene. Por fim, para os trabalhadores das artes visuais, haverá oficinas de “Pensamento Escultórico”, com Marcone Moreira, “Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza”, com Daniel Murgel e “Oficina de Conservação de Fotografias”, com Patricia de Filippi.

Além disso, nas noites de quarta e quinta-feira serão oferecidos dois seminários. No dia 18, o seminário será sobre “Arte e Educação”, com Lilian Amaral, doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Universidade Complutense de Madrid e Alan Maia Silva, professor, graduado em Publicidade e Propaganda, mestre em Serviço Social pela PUC-Rio, e especializado em Nonprofit Management pela Harvard Business School. No dia 19, o seminário terá como tema “História da Arte e História da Música” e será apresentado por Maria Helena Bernardes, artista visual e professora de História e Teoria da arte e Luís Pimentel, Jornalista, escritor e pesquisador da música brasileira.

Comente

X