Amor, música e esporte (AME) é o lema da primeira edição do AME Festival que acontecerá neste sábado e domingo (21 e 22) no espaço Pasárgada Eventos, em Pirenópolis, a partir das 10h. Diversas atividades estão programadas: palestras, workshops, exposição de artes, aulas e campeonatos de vários esportes.
Com muita música na programação, o line-up será composto pela lendária Dominus Tecum, e ainda por Aspirantes Trash Blues, Arawaks, João Menino e Bebel Roriz, e os DJs Fabrício Roque, Múcio, Roan, Thiago Jesus e Vieric.
Os ingressos podem ser adquiridos em Pirenópolis, na Loja Psicodelic, Buteko Do Chaguinha e Zazá Café. Em Goiânia pode-se comprá-los no restaurante Aji Maki, na Loja Psicodelic e no Lowbrow Lab Arte & Boteco. Ou ainda pelo site amefestival.com. O passaporte para todas as atrações custa R$ 50 e parte da arrecadação será convertida para a Apae Pirenópolis. O passaporte também dá acesso à festa de lançamento na sexta-feira (20), no restaurante Haikai.
25 anos da big band goiana
A banda Dominus Tecum, uma das precursoras do rock autoral goiano, fará sua reunião quinquenal neste final de semana (21 e 22), no festival AME, em Pirenópolis. A reunião comemora seus 25 anos de existência em um show com dois terços dos integrantes originais. Piva Barreto, Katú Leão, Yuri de Porco Roriz, Tamiel Khan, Alessandro Campos e Bebel Roriz darão continuidade à tradição de se encontrar de cinco em cinco anos.
A primeira big band de rock do cerrado foi formada em 1994 e existiu continuamente até 2002. Dominus Tecum venceu o concurso realizado no evento Skol Rock de 1999, ganhando a oportunidade de abrir os shows de Bad Religion e Offspring. A banda também abriu os shows de grandes nomes nacionais, como Planet Hemp, Lobão, Arnaldo Antunes, Lenine, Cidade Negra, Natiruts e outros. O clipe da música “Onjack’stallback???”, de 1997, foi veiculado na MTV.
A banda tem pelo menos três características marcantes. A primeira são as letras inventivas, engraçadas, de duplo sentido, feitas em uma época em que o rock autoral em português era raro em Goiás. A segunda é o Rock N’ Roll swingado, com influências de Primus e outras bandas de funk metal que podem ser sentidas nos arranjos com metais e guitarras sincopadas. A terceira e mais óbvia característica é a formação.
Pelo menos trinta músicos passaram pela banda, que em sua maior composição teve doze integrantes, mas que na ocasião da apresentação na festa Hoffman com participação de Capoeira Candeias chegou a ter 22 músicos. A individualidade característica de Dominus Tecum se mostrava principalmente nos shows, que tinham momentos progressivos; na apresentação citada, no meio da música “A Mente Detecta”, houve um intervalo de cinco minutos para a formação de uma roda de capoeira com guitarras que imitavam berimbaus – a música ainda pode ser conferida no YouTube.