Um espaço dedicado ao improviso de danças e músicas. Este é o POR ACASO_tardes de improviso, evento conduzido pelo ¿por quá? grupo que dança e grupo musical Vida Seca. No mês de agosto realizam duas apresentações: neste sábado, 04/08, no Ponto de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia, e no próximo sábado, 11/08, na Casa Corpo, em Goiânia. Sempre às 17h, com entrada gratuita.

As intervenções artísticas fazem parte do TRANSporquar, projeto de manutenção do ¿por quá? grupo que dança, que teve início em março deste ano. Dentre as várias atividades de formação, vivência e apresentações que o projeto prevê, está o contato com centros que trabalham no âmbito cultural em Goiânia e região metropolitana. O objetivo é criar fluxos de parcerias e ações e para isso foram selecionados três locais: Ponto de Cultura Cidade Livre, Centro Cultural Eldorado dos Carajás e Casa Corpo.

POR ACASO_ em agosto

Ao longo dos meses, cada local recebe três apresentações do POR ACASO_tardes de improviso. E o Ponto de Cultura Cidade Livre é o primeiro a finalizar essa etapa, neste sábado, 04/08, a partir das 17h. “Este é o último POR ACASO_ no Cidade Livre dentro da programação do TRANSporquar. Ao longo dos encontros nos deparamos com pessoas que lutam por um espaço cultural e compreendem o poder transformador da arte em uma sociedade. Esperamos voltar em outros momentos”, comenta a gestora artística e integrante do ¿por quá? Grupo que dança Lu Celestino.

Já no dia 11 de agosto o improviso ocorre em parceria com a Casa Corpo, residência artística dos grupos realizadores. Localizada numa rua sem saída no Setor Leste Universitário, a casa já recebeu outras edições, como a especial de número 60, e convida para mais um encontro.

Improvisando danças e músicas

O POR ACASO surge em 2012 com o objetivo de ocupar a cidade de forma democrática, unindo dança e música em tardes de improvisos. Idealizado pelo ¿por qua? grupo que dança e o grupo musical Vida Seca, o projeto provoca dançarinos, músicos e desavisados para uma intervenção artística que caminha entre o popular e o contemporâneo. Uma estrutura básica é montada para quem quiser chegar. Para os dançarinos, tatames no chão, e para os músicos, instrumentos para o batuque.

A intervenção artística já passou por cidades da América Latina como Buenos Aires e Uruguai, além de brasileiras como Porto Alegre (RS), Alto Paraíso (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Pirenópolis (GO), sempre gratuitos.

Programação POR ACASO_tardes de improviso no mês de agosto de 2018

POR ACASO_tardes de improviso em parceria com Ponto de Cultura Cidade Livre

04 de agosto, sábado

Horário: 17h às 20h

Local: Av. Progresso Qd. 21 Lt. 04 casa 1, Aparecida de Goiânia

Entrada gratuita

POR ACASO_tardes de improviso em parceria com Casa Corpo

11 de agosto, sábado

Horário: 17h às 20h

Local: Av. 243, esquina c Rua 233, Setor Leste Universitário, Goiânia.

Entrada gratuita

Links: Facebook // Eventos Ponto de Cultura Cidade Livre e Casa Corpo // Instagram // Site //  Youtube

Telefone: (62) 3609-8386

 

Ponto de Cultura Cidade Livre

Casa Corpo

¿por quá? grupo que dança

TRANSporquar

Ponto de Cultura Cidade Livre

O Ponto de Cultura Cidade Livre é uma Associação Sociocultural que se utiliza da arte para promover transformações sociais. O principal objetivo desse núcleo é oferecer à comunidade aparecidense a difusão e circulação de espetáculos artísticos/culturais, sobretudo de companhias goianas.  Em 2010 é construído o Teatro de Bolso Cidade Livre, primeiro teatro de Aparecida de Goiânia, com capacidade de 100 lugares na plateia. Além de fazer história por ser o primeiro teatro de Aparecida de Goiânia, se constitui também como a primeira escola de formação artística em teatro da cidade.

Casa Corpo

A casacorpo é um espaço coletivo que acolhe profissionais, ideias e experiências artísticas. Inaugurada em 2014, a casa possui condições estruturais que permitem o desenvolvimento de atividades variadas de criação, formação e produção cultural abertas à comunidade e ao público em geral. Atuante na cidade como um potencializador de novas dinâmicas de trabalho, a casacorpo também promove residências artísticas, cursos, apresentações e outras atividades e projetos no âmbito artístico, educacional e cultural.

¿por quá? grupo que dança

O ¿por quá? é um grupo que dança com um imaginário de pesquisa lúdica e mundana. Prima pela dança-acontecimento, dança curiosa e desobediente que passeia por uma estética contemporânea popular, se é que isso existe. Fundado no ano de 2000, na cidade de Goiânia/GO tem como foco a democratização e convocação à experimentação artística para o alcance e conquista de uma certa autonomia celebrativa da dança. Pesquisa atualmente ações de estética cotidiana pop e de gênero duvidoso. O grupo é o residente fundador da casacorpo, onde realiza seus processos de criação, ensaios, reuniões, aulas e o que mais inventar.

TRANSporquar

TRANSporquar é o projeto de manutenção do ¿por quá? grupo que dança. De março a setembro de 2018 contempla atividades que reúnem o grupo a grandes parceiros e envolve também a comunidade em geral por meio de quatro residências artísticas e 15 apresentações. A pesquisa ainda permeia por trocas de saberes e fazeres entre três centros de cultura para criar fluxos de interesses a partir de trabalhos artísticos e finaliza com a elaboração e publicação de um livro sobre uma história de breves danças rebeldes. Assim, o TRANSporquar se insere no trânsito, no deslocamento, permitindo que o grupo se transmute em novas experiências e aprofunde seu traço estético de se questionar, questionar a dança, a arte e seus muitos desdobramentos. fazendo de sua dança, da sua arte um devir constante.

Comente

X