O próximo Terça Tem Música, neste dia 28 de agosto, será com o Quarteto UFG. Formado em 2017 por Anderson Rocha, Andréa Luísa Teixeira, Luís Carlos Furtado e Robervaldo Linhares, com o intuito de divulgar a música luso-brasileira. Os concertos realizados no Brasil, Portugal e Espanha foram sucesso de crítica e público.

A formação do Quarteto UFG é singular: violino, duas flautas e piano, todas as músicas com arranjos feitos especialmente para essa formação. A proposta de todos os concertos é de se fazer pequenos comentários sobre a obra e os autores, adquirindo dessa forma, o caráter didático sobre músicas e compositores, cujo repertório vai do século XVIII ao XX.

QUARTETO UFG

Todos os integrantes trabalham na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, com longa carreira artística e trabalhos de musicologia publicados em diversas revistas especializadas.

Anderson Rocha é Doutor pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em violino pela Louisiana State University (EUA) e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1992, obteve o primeiro prêmio em música de câmara no III Concurso Nacional Souza Lima (SP), atuando a partir de então em importantes salas de concerto de seu país, em gravações para a Rádio e TV Cultura de São Paulo, e em CDs pelos selos Paulus e Som Puro. Tem integrado várias formações sinfônicas e grupos de câmara tais como: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Mississippi Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra, Orquestra de Câmara de Mato Grosso e Quarteto Aureus, além de festivais e cursos de aperfeiçoamento no Brasil e Espanha.

Andréa Luísa Teixeira  é Doutoranda em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. Graduada em piano pela UFG (performance), onde trabalha desde 1993 como Pianista Co-Repetidora. Detentora de 18 prêmios nacionais e internacionais de piano, dentre eles, o 1º lugar e melhor intérprete de Villa-Lobos, no Concurso Villa-Lobos (SP – Brasil) e o terceiro lugar no Concurso Maryse Cheillan – França (categoria Profissional). Dentre os teatros que atuou, destacam-se o Carnegie Hall – New York, Centro Nacional de las Artes (México); Teatro São Carlos, Lisboa, Venetian Theater (Macau) e para a entrega do prêmio Nikolaus Harnoncour, em Zurique.

Luís Carlos Furtado é Dr. pela Universidade de Brasília com bolsa de doutorado sanduíche na Unversidade de Lisboa, É professor de flauta transversal na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, onde se formou também em performance (Flauta). Estudou com Klaus Schohow em Munique, Alemanha, Eduardo Monteiro, Odette Ernest Dias, Jean Noel Saghaard e Norton Morozowicz, no Brasil. Teve aulas em curso de curta duração com Auréle Nicolet, no Rio de Janeiro. Atuou como flautista na Orquestra Sinfônica de Goiás e Orquestra Filarmônica de Goiás, e solou com a Orquestra de Câmara Goyazes.

Robervaldo Linhares Rosa, pianista e musicólogo, Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música – Brasil (2013), 1º Prêmio Concurso Nacional de Piano Art-Livre – São Paulo (2002) e 1º prêmio concurso nacional de piano do instituto brasil-estados-unidos – Rio de Janeiro (1997). Doutor pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Música, instrumento Piano, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor nesta instituição desde 2009, tendo sido coordenador do curso de Licenciatura em Música (2012-2015), e desenvolve pesquisas que procuram conciliar a prática musicológica com a prática interpretativa. Grande intérprete e divulgador do repertório dos séculos XX e XXI, sobretudo da obra de Seymour Bernstein, Almeida Prado e Estércio Marquez Cunha. Em 2014 publicou “Como é bom poder tocar um instrumento: pianeiros na cena urbana brasileira” (Cânone Editorial, 2014), livro contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013.

LOCAL: Auditório Lilian Centro de Música

DIA: 28/08 as 20h

VALOR: R$ 10

INFOS: 3921-1005

Comente

X