Meu celular está tocando nesse exato momento. E vai se esgoelar até cair na caixa. A razão é simples. O DDD é de outro estado. Se uma pessoa de outro canto do país quiser falar comigo, terá dificuldades. Ou precisará procurar outros meios. É raríssimo eu atender ligações interurbanas.

Não tenho parentes de contato diário e íntimo fora de Goiás. Meus empregos não demandam conversas com quem mora em outros estados. Minha vida inteira está muito bem delineada do Paranaíba pra cá. Se não há nada que possavir de um telefonema interestadual, certeza que será encheção de saco.

Já disse aqui no O que Rola que, atualmente, a ligação telefônica tradicional é um grande estorvo. A mensagem peloWhatsApp é mais educada e funcional. Se o assunto for extenso, gravar um áudio pode ser a alternativa. Sei que os áudios são controversos, mas tem horas que são inevitáveis. A ligação deve ser usada somente como último recurso, em situações de urgência.

Voltando aos números com DDD de outros estados, ao ver na tela do celular com 21, 27, 16, 41 ou qualquer coisa que valha longe do nosso bom e velho 62, já sei do que se trata. Ou querem me vender o que não quero comprar, ou querem me cobrar o que não tenho dinheiro para pagar.

Tendo em vista que nos últimos tempos ando com minha vida financeira bem organizadinha, as ligações por dívidas não estão rolando. Por outro lado, as que querem me empurrar tranqueiras…

Se antes o rapper De Leve reclamava que o Correio vivia lotado de cartão de crédito para endividar adoidado (https://www.youtube.com/watch?v=uS75VEtaz64 ), agora certamente ele reclamaria dos serviços de telemarketing. Oferecem consignado, oferecem novos planos de celular, oferecem seguros, oferecem planos de saúde, oferecem cartões, oferecem financiamentos… Só não oferecem sossego. E muito menos respeito à paz alheia.

Confesso que tenho um tantão de dó da pessoa que está do outro lado da linha. Um trabalhador que precisa garantir seu sustento com o infortúnio alheio merece respeito. A vida é dura e cada um tem que buscar o sustento onde quer que pinte essa chance. O cara faz a parte dele. Tento ser o mais polido possível com quem está falando comigo, mas sou seco no recado de recusa ao que é ofertado. Se compreendo o lado de quem está na labuta, não sou tão generoso com quem eles representam. Mas me dá raiva das empresas que contratam esses serviços.

O problema é que minha raiva não vale de nada e tenho certeza que hoje novamente vou receber alguma ligação de outro estado, me vendendo o que não quero comprar. E vida que segue…

Comente

X