Entre os dias 8 e 11 de outubro, Goiânia vai receber profissionais de diversas partes do País, que vão participar do Encontro de Som&Luz, que oferecerá capacitação nas áreas de sonorização e iluminação. O evento será realizado na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro da cidade e será integralmente gratuito e aberto ao público em geral. Com uma ampla programação, que contempla mais de 20 atividades, na forma de palestras, mesas-redondas, cursos, treinamentos, a proposta é também agregar conhecimento acadêmico na ação, inclusive com apresentação de trabalhos.

As inscrições estão abertas de 10 a 27 de setembro, exclusivamente pelo site do evento: www.encontrosomeluz.com.br/inscricoes. Para as atividades como palestras e mesas, é preciso fazer inscrição para garantir o certificado (em caso de presença na atividade), mas não é condição fundamental. Já para os cursos, treinamentos e workshops é necessário se inscrever, até porque alguns possuem requisitos de participação. O evento é aberto a profissionais, estudantes, professores e interessados em som e luz.

Em síntese, o Encontro vai “discutir o atual mercado de trabalho nacional, além de englobar a questão da inserção da mulher nesses mercados de trabalho. Serão abordados diversos temas, como  a profissionalização nessas duas áreas, a fusão das áreas de atuação para um bem maior e apresentação das novidades de mercado comercial e profissional, tendo como grande diferencial a junção de profissão e academia em um só local”, afirma um dos organizadores, o iluminador cênico e professor Rodrigo Costa Assis.

Programação

Ao todo, serão 20 atividades durante os quatro dias de evento, que abordaram diferentes temas. Além das atividades expositivas, haverá também exposição de produtos e equipamentos de sonorização e iluminação em estandes com empresas nacionais e internacionais.

Para a área de áudio serão abordados os assuntos: fundamento de áudio, noções de engenharia de áudio, captação de áudio para TV e Cinema, amplificadores – a alma do sistema; importância da acústica para o áudio, mixagem ao vivo e estúdio – semelhanças e diferenças; introdução ao puredata – linguagem open source de programação visual para multimídia; mixagem na música eletrônica, gerenciadores de tradutores e suas ferramentas e mixagem de palco.

Para a área de iluminação, serão oferecidos os temas: wireless DMX – de pequenos a grandes eventos, curso da GrandMDA2 – conceitos básicos do sistema, apresentação do console GrandMA3, som e luz no mercado nacional de produtos e profissionalização; experiência performática em iluminação cênica, a luz no teatro de vertigem – pesquisa, experimentação e pedagogia; treinamento em consoles ETC. E para fechar a programação, será realizada a mesa-redonda: Universo feminino na luz e no som, que abordará questões de gênero e da presença da mulher em um meio ainda predominantemente masculino.

Palestrantes.

O Encontro de Som&Luz nasceu da ideia de três colegas de profissão, Rodrigo Costa Assis – Iluminador, Thiago Dâmaso – Técnico de Áudio, e Júnior Silva – Operador de Luz e Som, que vendo a carência de eventos nessas áreas, que pudessem agregar várias abordagens como a profissão, o meio acadêmico e a troca de experiências, resolveram criar o Encontro, que, segundo eles, é mais que isso, “é um momento único em que várias frentes estarão reunidas num só propósito: apresentar ao público o que há de mais moderno, levar conhecimento aos estudantes e profissionais, ter a troca de vivências entre pessoas de várias parte do País e até internacionalmente”, ressalta Rodrigo.

O evento foi concebido na forma de parcerias, sem recursos governamentais ou de editais específicos. “O objetivo não é arrecadar e sim distribuir conhecimento e agregar colegas, amigos e parceiros, em áreas tão carentes de discussão, incentivos e profissionalização”, afirma Rodrigo. Como parceiros estão envolvidos: a Universidade Federal de Goiás, por meio da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), a Prefeitura de Goiânia, por meio do festival Goiânia em Cena, a Oficina de Photos Layza Vasconcelos, Open Smoke Liquid, Vila Cultural Cora Coralina, Enter, Iatec, Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena – Lacena/UFG, Iluminart, Studio K, Star Laser Show, Horse Iluminação, Cast Software, Cast Software, Paulinho Pessoa Mapping Desig, Gobos do Brasil e os hotéis Augustus Plaza Inn, Serras de Goyaz e Goiânia Palace Hotel.

Serviço
Encontro de Som&Luz
Data: 8 a 11/10
Horários: dia todo. Abertura oficial no dia 8, às 20 horas
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia – GO
Valor: Gratuito
Informações e inscrições: www.encontrosomeluz.com.br
Facebook: /encontrosomeluz
Instagram: @encontrodesomeluz

Comente

X