Em cartaz com o espetáculo de dança contemporânea Mazombo, a Fohat Cia. de Dança fará duas apresentações nos dias 22 e 23 de setembro (sábado e domingo), no Teatro Goiânia. As sessões serão realizadas às 20 horas, no sábado, e às 18 horas, no domingo, e estes serão os últimos números do espetáculo em Goiânia neste ano.

O Teatro Goiânia fica na Avenida Tocantins, esquina com a Avenida Anhanguera, quadra 67, lote 32, número 252, no Setor Central, em Goiânia. No domingo, o público também poderá conferir um mix coreográfico feito pelo Studio Dançarte, logo após a apresentação de Mazombo. Esse mix será composto por coreografias que foram premiadas no Festival do Conselho Brasileiro da Dança no Rio de Janeiro, no mês passado.

Das 13 obras apresentadas pelo Studio Dançarte no festival, sete conquistaram a primeira colocação, três ficaram em segundo lugar e duas terminaram em terceiro lugar, nas suas respectivas categorias. A Fohat Cia. de Dança está em turnê nacional com Mazombo, em meio a um calendário que inclui mais de dez cidades até 2019.

Com coreografia e direção de Ariadna Vaz, que também é uma das proprietárias do Studio Dançarte, a obra traz uma representação da construção da identidade cultural caipira metropolitana e do sentimento de inadequação e não pertencimento. O termo que dá título à obra tem origem afro-brasileira e é a forma pela qual os filhos de europeus e seus descendentes nascidos no Brasil Colônia eram chamados.

Segundo Ariadna Vaz, diversas características do povo brasileiro foram usadas para a composição do espetáculo, que se utiliza de linguagens corporais variadas e de elementos como criatividade e originalidade. “É uma apresentação bem colorida, alegre e diversificada”, destaca. O produtor executivo da obra, Hugo Vaz, também reforça que “a relevância cultural desse projeto é a diversidade que se encontra tanto no aspecto rítmico quanto no estético e no poético”.

Ao som de composições goianas, 12 bailarinos, sendo oito homens e quatro mulheres, se revezam em cena por pouco mais de uma hora em Mazombo, num total de 15 coreografias, expressando os significados da música e da poesia por meio de narrativas corporais. A coreógrafa explica que o elenco é “extremamente técnico na dança clássica, no jazz, na dança contemporânea e nas danças urbanas”, reforçando a preparação baseada em variados estilos de dança.

Os ingressos para qualquer sessão custam R$ 30 cada, valor promocional até o dia 20 de setembro. O público pode adquirir os ingressos nas duas unidades do Studio Dançarte, que ficam no Edifício Brookfield Tower, localizado na Avenida Deputado Jamel Cecílio nº 2929, esquina com a Rua 56, no Jardim Goiás, e na Avenida T-3 nº 2287, no Setor Bueno, ambas em Goiânia. A classificação indicativa é livre.

Sobre a Fohat

A Fohat Cia. de Dança é uma atualização da Dançarte Cia. de Dança, grupo criado em 1986 para absorver os bailarinos de nível profissional que frequentavam o Studio Dançarte, que é o centro de dança dirigido pelas irmãs Ariadna e Gisela, juntamente com sua mãe Eleusa Vaz. A mudança surgiu da necessidade de desvincular a companhia da escola e profissionalizá-la, logo após “Amores”, espetáculo com trilha sonora inédita de Oswaldo Montenegro que, em virtude do sucesso de sua turnê nacional, passou a ser considerada a culminância técnica e profissional da Dançarte. Na concepção esotérica, Fohat é a energia primordial do Sol, que transmite à Terra calor, força, movimento e magnetismo.

Espetáculo Mazombo – Fohat Cia. de Dança

Data: 22 e 23 de setembro (sábado e domingo)

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo)

Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins, esquina com Av. Anhanguera, qd. 67, lt. 32, nº 252, Setor Central – Goiânia)

Ingressos antecipados: R$ 30 (valor promocional até 20/09)

Pontos de venda: Unidades do Studio Dançarte (Edifício Brookfield Tower, na Av. Deputado Jamel Cecílio nº 2929, esquina com a Rua 56, Jardim Goiás, e Av. T-3 nº 2287, Setor Bueno – Goiânia)

Mais informações: (62) 3251-9190 / 3215-5529 / http://www.fohat.org.br/espetaculo-mazombo.php

Classificação indicativa: livre

Fotos: Oswaldo Neto

Comente

X