A Cia de Teatro Sala Três apresenta  o Espetáculo Bodas de Sangue, neste domingo (16), em Goiânia. A estreia no Teatro Sesc com lotação máxima no último dia 06 rendeu ótimas críticas. Então, está é uma boa oportunidade para quem não esteve na primeira sessão assistir a última obra da trilogia rural do autor espanhol Federico García Lorca pelas mãos da direção atenta de Altair de Souza.

O primeiro espetáculo escolhido pela Cia. foi o drama trágico Yerma, que estreou nos palcos de Goiânia no ano de 2015. Com uma montagem tradicional galgada nos parâmetros do teatro clássico, o diretor Altair de Sousa trouxe para a estrutura da peça um coro de inspiração grega, além de todas as visualidades cênicas inspiradas nos conceitos do simbolismo e do teatro naturalista.

O segundo espetáculo, A Casa de Bernarda Alba, estreou em outubro de 2017, com uma proposta de denunciar, através dos corpos e das vozes das mulheres, uma sociedade degradada pelo peso das ideias e tradições antigas, fruto de uma moral primitiva. Estruturado de forma plástica e musical, a peça se revolta abertamente contra a obediência aos cânones impostos à mulher, onde o sentimento de claustrofobia aparece como condição cotidiana das personagens.

Fechando a trilogia, Bodas de Sangue, considerada a obra mais poética de Lorca, é composta por três atos e sete quadros. A peça traz a saga de dois homens que amavam a mesma mulher, fato que remete a um acontecimento real, quando o poeta leu, em um jornal de província, uma notícia sobre uma festa de casamento banhada por sangue. O fato ficou na memória de Lorca, que, em 1932, transformou esta história em poesia dramática, de forma a dilatar o universo dos personagens e recriar suas relações conflituosas. A concepção do espetáculo parte da ideia de tecer a força do desejo com uma linha que perpassa o real e o imaginário.

No teatro lorquiano, música, cenografia, coreografia, se entrelaçam em síntese perfeita. Lorca era dotado de muitos atributos artísticos e, por esse motivo, desenhava e criava seus próprios cenários e figurinos. Seu teatro proporcionava uma visão cênica, plástica, musical e rítmica, bem diferente da rígida desnudez do teatro espanhol dos anos 20.

Bodas de Sangue da Cia de Teatro Sala 3 é um verdadeiro tributo a música espanhola, uma das maiores paixões do escritor Federico Garcia Lorca. O espetáculo surge com uma encenação construída ao redor de uma linguagem sonora e visual, para designar uma tênue relação de sofrimento e desilusão, onde se apresenta a extrema secura. Esta está relacionada à aridez do meio social em que vivem as personagens da obra, extremamente encarceradas pelo ambiente opressor, que tenta conter seus instintos e desejos latentes de liberdade e amor. Tudo isso ambientado pelos tons terrosos da cenografia de Adriana Rufino e dos figurinos de Dieferson Gomes.

Com uma encenação ousada, sofisticada e visualmente marcante, a montagem de Bodas de Sangue é um espetáculo poético, extremamente simbólico, que lança um breve olhar sobre a gama de signos, os quais são desvelados e se desdobram ao longo da trama. Trata-se de uma encenação que brinca com a tragédia, com o moderno e o clássico, com o amor e a morte, num jogo completamente subjetivo, onde aparecem referências míticas que imprimem incógnitas na forma de um mundo ilusório e sugestivo. Dessa forma o grupo presta uma homenagem ao escritor espanhol Federico Garcia Lorca pela originalidade de sua obra, que expõe a violência nas suas mais diversas formas, das mais variadas naturezas, em constantes situações.

Mergulhar na obra de Federico Garcia Lorca requer um minucioso trabalho de desvendamento, a fim de revelar as finas camadas que brotam de seus textos dramáticos e poéticos. À medida que mergulhamos em sua obra, novas perspectivas se abrem numa teia de palavras que enlaçam o mistério da vida.

Bodas de Sangue – Cia de Teatro Sala Três

Datas: 16 de setembro, às 20h

Local: Teatro Goiânia

Endereço: Rua 15, esquina com a rua 19, – Setor Central – Goiânia – Goiás

Duração do espetáculo: 75 minutos

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

# Teatro em Goiânia

Comente

X