Goiânia sedia nos dias 29, 30 e 31 de outubro o Dia Internacional da Animação de Goiânia, mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos. O evento é uma extensão do Dia Internacional da Animação – DIA, criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA, e adotado no Brasil em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA. O DIA é realizado em mais de 30 países.

No Brasil, a mostra alcançará mais de 200 cidades, chegando à sua 15ª edição celebrando os 100 anos da animação brasileira, inclusive, com uma sessão histórica dedicada exclusivamente a esse tema. Conta com o patrocínio local da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) por meio da Lei Goyazes, e do apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Cine Cultura e de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus, o restaurante Dona Fiinha e o coletivo Obsoleto. Nacionalmente, tem o patrocínio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional da Cultura. Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Produções.

Mostras

Esse ano, o evento está composto por sete mostras e uma sessão exclusiva para as estréias de O Evangelho Segundo Tauba e Primal, de Márcia Deretti e Márcio Jr., e de A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra. Ao todo serão 57 animações exibidas. No primeiro dia, acontecem as mostras Nacional com Audiodescrição para Deficientes Visuais, Nacional e Internacional. No segundo, é a vez das mostras InfantilFantástica Animação e Regional de Animações Goianas. Finalmente, no último dia, serão exibidas aMostra Histórica: 100 Anos da Animação Brasileira e a Sessão de Estréias.

Programação completa das mostras: AQUI

 Outras atividades

Além dos filmes, a programação do DIA Goiânia conta com exposição, lançamento de livros e oficinas – estas programadas para serem realizadas entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro. Saiba mais sobre cada atividade:

1 – Lançamento do livro Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo, de Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau
O tradutor da obra, Sávio Leite, receberá no dia 29, terça-feira, os visitantes da mostra para uma sessão de autógrafos do livro que trata da teoria e da prática do cinema junto ao povo. O livro teve sua primeira edição em 1979 e, a segunda, em 1980. Foi traduzido pela primeira vez para o português por Sávio Leite e Lourenço Veloso, entre 2016 e 2017. Conta a experiência cinematográfica boliviana e os filmes feitos pelo Grupo Ukamau, tendo Jorge Sanjinés como expoente maior e as bases para um cinema social, coletivo e popular. Sanjinés nasceu em La Paz, em 1936, onde vive e trabalha. Tem em seu currículo doze longas metragens.

2 – Exposição de quadrinhos originais e relançamento do livro Música para Antropomorfos
Fábio Zimbres aterrissa em Goiânia no dia 31 de outubro para participar do coquetel de abertura da exposição com os desenhos originais do livro, além de painéis e intervenções nas paredes do museu feitos especialmente para a ocasião com o tema dos quadrinhos. O livro, lançado pela Zarabatana Books em 2006, estava esgotado e será relançado na ocasião. A graphic novel Música para Antropomorfos nasceu por iniciativa do grupo de rock Mechanics. Nele, Zimbres, por meio de seu traço, dá vida à narrativa sonora do álbum homônimo da banda, resultando em uma obra gráfica rica, complexa e rara – o que faz dela objeto de desejo dos fãs de Zimbres, dos Mechanics e das HQs independentes e autorias.

SERVIÇO
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado), Praça Cívica, nº2, Centro.

ENTRADA FRANCA

Informações: 62 98188 3223
http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/

www.escolagoianadedesenhoanimado.com

escolagoianadedesenhoanimado@gmail.com

Para mais informações sobre as mostras Nacional, Internacional e Infantil:

http://www.abca.org.br/dia/cidades-2018/

Comente

X