Muita gente traduz sua paixão pelo futebol através das camisas dos times. Um uniforme se transforma em símbolo do clube ou da seleção. Provoca uma memória saudosa, de quem viu aquelas cores e aquele desenho desfilarem pelos gramados. Mais do que isso, os mantos sagrados contam a história de uma cidade, estado ou país. E é exatamente isso que a Exposição de Camisas de Futebol de time goianos, realizada pela Federação Goiana de Colecionadores de Camisas de Futebol, que acontece entre os dias 04 e 14 de outubro no Passeio das Águas Shopping, retrata.

A mostra, que também tem o objetivo de comemorar os 85 anos de Goiânia, terá 25 camisas de times goianos desde a década de 40. Entre elas de clubes já extintos, como: o Clube Atlético Ferroviário, criado em 1957, a Associação Mariana de Esportes, nascida em 1949, o Santa Rita, que em 1961 foi campeão Goiano da 2ª Divisão e em 1962 foi vice-campeão da 1ª Divisão, e a União Bancária, de 1946.

Camisas mais atuais também fazem parte da exposição, muitas delas usadas em jogos pelos grandes jogadores de times de Goiânia. Como o uniforme do Atlético Goianiense de 1989, usada pelo jogador Júlio César Imperador. Outro destaque é a camisa de 2015 do Goiás Esporte Clube, uma das raras vezes em que o clube usou amarelo, o manto foi vestido pelo goleiro Paulo Henrique.

Além dessas, o evento conta ainda com a camisa do Goiânia Esporte Clube de 1991, usada pelo artilheiro Guga, que atuou também no futebol goiano pelo Goiás e foi artilheiro nacional pelo Santos nessa mesma década. E a camisa do Vila Nova Futebol Clube usada pelo jogador Luís Dário e assinada pelo Fernandinho, grandes craques que atuaram no final dos anos 70.

E para complementar ainda mais a história do futebol em Goiás também estará exposta a camisa da Federação Goiana de Futebol, utilizada no jogo de inauguração do Estádio Serra Dourada, em 1975. A Seleção Goiana, como ficou conhecida, foi formada por grandes jogadores do futebol do estado, dentre eles Lincoln, o “Leão da Serra”, Macalé e Matinha. Esse jogo, contra Seleção Portuguesa, tem até hoje o recorde de público, com 79.610 presentes.

Os mantos sagrados podem ser conferidos de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. A mostra está montada em frente à Livrara Saraiva e é gratuita.

Serviço:

O que? Exposição de Camisas de Futebol

Horário: De segunda a sexta – das 10h às 22h

Sábados, domingos e feriados – das 14h às 20h

Local: Em frente à Saraiva do Passeio das Águas Shopping

Valor: Gratuita

Comente

X