Para que serve a dança? As respostas podem ser variadas e com certeza muitos sabem que a dança serve para melhorar a saúde, como uma forma de expressão. Mas a dança também pode servir para fazer pensar. Isso mesmo, O Grupo Três em Cena estreia essa semana em Goiânia o seu mais novo espetáculo de dança que tem como intenção, convidar os espectadores para pensarem juntos sobre questões que envolve o corpo feminino, machismo e preconceito.

Mulheres, rebolados, bundas, sensualidade, seios e dança. Quando tudo isso se junta com músicas que fazem sucesso entre as camadas populares, como o funk e a cultura pop contemporânea resultam em quê? Para as mulheres do Grupo Três em Cena a sexualização do corpo feminino e a vulgaridade atribuída às danças populares urbanas não estão exclusivamente no gestual, mas também, no olhar daqueles que assim as percebem.

Foi essa a constatação das pesquisadoras do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) durante o  processo de criação do espetáculo “Sobre rabas, pepecas e dançinhas” que estreia na próxima quarta-feira na série Artes da Cena do Centro Cultural UFG. Vanessa Voskelis, Susan Santos e Taynnã Oliveira são as artistas responsáveis pela criação de um espetáculo que se iniciou a partir de questionamentos sobre censuras vivenciados no próprio curso de graduação que frequentam, mas que culminou numa elaboração cênica para discutir questões relacionadas ao machismo em nossa sociedade.

O espetáculo “Sobre rabas, pepecas e dancinhas” conta ainda com dramaturgia de Rafael Guarato e produção de Juliane Borges e é a mais recente criação do Grupo Três em Cena, sendo dirigido por três artistas mulheres. O ponto inicial para a criação se deu na sensação de censura que vivenciaram no curso de dança da Universidade Federal de Goiás, local que tem demonstrado certa dificuldade em refletir e dialogar com as danças presentes nos meios de comunicação de massa. Com o desenvolvimento da pesquisa para criação, as artistas perceberam que a proibição das danças populares se davam com maior frequência quando o corpo da mulher estava envolvido, principalmente quando relacionado a gestuais que solicitam uso de regiões do corpo como quadril, busto ou sugerem gestos socialmente atribuídos à ideia de sensualidade.

O espetáculo tenta, a partir da própria dança, problematizar e refletir sobre como o machismo na cultura recente se manifesta também em ações condenatórias sobre quais danças as mulheres “devem” dançar, tornando-se um convite e uma inusitada oportunidade para pensarmos juntos sobre a sociedade em que vivemos.

Serviço

SOBRE RABAS PEPECAS E DANCINHAS – TRÊS EM CENA (GO)
Data: 31/10 e 01/11 de 2018
Hora: 20h
Local: Teatro do Centro Cultural UFG
Ingresso: R$20 (inteira) R$ 10 (meia)
Classificação: 14 anos
Duração: 50 min

Comente

X