Após um período de pausa de dois anos nos trabalhos, a Quasar Cia. de Dança retorna aos palcos goianos dia 20 de outubro, no Festival Goiânia em Cena, promovido pela Prefeitura de Goiânia, com o espetáculo O que Ainda Guardo… , que celebra os 30 anos de trajetória do grupo. Para a criação deste espetáculo a Quasar contou com o patrocínio da Vivara e esta apresentação é realizada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

Criado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, o programa é guiado pela arte bossa-novista e busca construir diálogos entre ontem e hoje, canções e passos.

Músicas e movimentos entrecruzam-se para, além de acomodar sambas de uma nota só, pôr em relevo o percurso da companhia.

Segundo Henrique Rodovalho o momento para esta emersão da Quasar não poderia ser mais apropriado. “A preciosidade do espetáculo também está envolta em uma aura de ressurgimento, de ressignifcação, de rebrotagem, de um grupo que presencia momentos delicados de sua história, mas que também encontra na tarefa de produzir uma nova criação, um instante de frescor, de contemplação de novas possibilidades e novos encontros”.

“O que ainda guardo…” não será um relato linear. A coreografia não será uma história ou uma ideia que se desenrolará no tempo da encenação. As relações criativas entre músicas e movimentos se darão em vários níveis de harmonia ou confronto. As letras das canções de Bossa Nova foram pontos chave para que um tipo de movimento se arquitasse entre coreógrafo e intérpretes. Os temas abordados pelos compositores, muitos deles singelos e ligados a um cotidiano ingênuo e pueril, nesta trilha sonora são cantados como se fossem conversas entre amigos, e esta maneira coloquial de fazer poesia inspirou um tipo de movimentação que permeia toda obra. A partir daí o espetáculo foi se revelando como um diálogo provocativo e nada previsível, entre as canções e seus temas, e as coreografias que foram criadas e seus movimentos. O corpo se tornou, então, linguagem em si e expressão de algo maior.

O Goiânia em Cena é Promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontece de 17 a 24 de outubro. São mais de 40 atrações, sendo 10 espetáculos locais e seis nacionais, além de 26 cenas curtas, nas linguagens de teatro, dança, circo e música.

16º Goiânia em Cena

Espetáculo: O que ainda guardo…
Quasar Cia. De Dança
Dia 20/10 – Sábado
Horário: 21h
Local:Teatro Goiânia
Classificação livre
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Foto: Marcus Camargo

Comente

X