Essa semana Goiânia recebe mais uma banda que faz parte do início do movimento punk na Inglaterra e consolida a cidade no circuito das turnês internacionais do estilo. Isso porque a cidade recebeu, nos últimos tempos, outros nomes seminais do movimento como os Toy Dolls (este ano), GBH (em 2017) e ainda o The Exploited  (em 2013). Agora é a vez do Varukers pisar, pela primeira vez, em solo goiano. A banda apresenta-se nesta sexta-feira, 2, no Martim Cererê, ao lado de nomes locais como Death from Above, Ímpeto e Ressonância Mórfica e as bandas brasilienses Maltrapilhos e Os Cabeloduro.

Às vésperas de completar 40 anos de história, o Varukers foi formado em 1979, na Inglaterra, e faz parte da segunda geração do punk britânico, ao lado do Exploited, Discharge e GBH. Essa geração se caracteriza por criar um som ainda mais agressivo, rápido e sujo que logo foi chamado de hardcore.

O grupo gravou seu primeiro single em 1981 e lançou o primeiro álbum (Bloodsuckers) dois anos depois. A banda ainda lançou Prepare for the Attack (84) e One Struggle, One Fight (85), além do disco ao vivo Live in Holland (também de 1985).  Mas em 1988, o vocalista e fundador do grupo, Rat, decidiu dar um tempo.

Em 1993, Rat resolveu reformular o Varukers. Então, o grupo voltou à ativa com força total. Em 1994, a banda firmou sua volta aos estúdios com o single “Nothing’s Changed” e, em 1995, regravou vários de seus clássicos, lançando o álbum “Still Bollox, But Still Here!”.

Nos últimos 20 anos, o Varukers gravou novos EPs e realizou diversas turnês em várias partes do mundo. Vale lembrar que o Brasil já recebeu a banda na segunda metade dos anos 90, quando, em São Paulo, o grupo tocou na mesma noite que Gritando HC, Olho Seco e Ratos de Porão, três grandes nomes do punk rock nacional.

Agora o grupo está de volta ao País para cinco shows: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Bragança Paulista e Goiânia, na festa de aniversário da Monstro Discos. Os ingressos do 1º lote já estão à venda na Hocus Pocus, Loja do Ervilha e Woodstock Bar ou pelo site www.lojamonstro.com.br/ingressos

Serviço:
Show: The Varukers (UK)
Abertura: Death from Above, ìmpeto, Maltrapilhos, Os Cabeloduro e Ressonância Mórfica
Data: Sexta-feira, 2/11, a partir das 19 horas
Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul)
Ingressos: R$ 50,00 (meia entrada)
Pontos de venda: Loja do Ervilha, Woodstock Bar e Livraria Hocus Pocus.
Vendas online: www.lojamonstro.com.br

Comente

X