Misto de aventura, diversão e romance é a síntese desse espetáculo, uma mistura de ficção e realidade. Maria Bonita “Flor de Mandacaru” traz o teatro de animação para contar a história de vida do Lampião, rei do cangaço, e de sua amada Maria Bonita. Tendo o sertão como contexto, a flor de “Mandacaru” se lança em uma épica aventura e fica cara a cara com a morte. No decorrer dessa jornada surgem diversos personagens que apimentam ainda mais essa dramaturgia.

Para a integrante do ponto de cultura VeraCult, Rochelle Patrícia da Silva é uma honra receber o espetáculo de Maria Bonita. “Essa é mais uma oportunidade de aproximação do nosso público com a cultura popular. O ponto de cultura é situado em um bairro periférico, onde temos pouco acesso aos bens culturais, acredito que a maioria do nosso público ainda não assistiu a um teatro de bonecos e não conhece esse mundo mágico e lúdico, por isso estamos muito felizes com essa oportunidade”, explica.

De acordo com o professor Fernando Marques Ribeiro é muito importante para a comunidade de Madre Germana I receber um espetáculo como esse, pois irá proporcionar aos moradores o aceso a cultura, por meio do teatro de bonecos. “Pode mudar, inclusive, a realidade das crianças e jovens, realizando uma grande viagem no mundo fantástico dos bonecos. Fazendo todos eles sonharem”!

O espetáculo

Para o diretor Marcos Marrom a escolha, tanto da linguagem de bonecos de luva, que traz alusão ao “mamulengo”, quanto do tema histórico-fictício que envolve Lampião e Maria Bonita vem como forma de valorização da cultura popular. “Conhecer e valorizar nossas singularidades culturais constitui-se como um movimento de constante construção e afirmação de nossas identidades”. “O teatro de bonecos me encanta, pois eles podem fazer coisas que os humanos não podem. Os bonecos alcançam a dimensão do fantástico”, afirma o ator Gustavo Vale que interpreta o Lampião.

A peça tem o apoio da Lei Goyazes. O público vai se surpreender com o formato, pois ele foi feito para quebrar o tradicionalismo do teatro de bonecos, em que o bonequeiro fica atrás da empanada sem ser visto ou com roupa preta.

Enredo

A história acontece quando Maria Bonita desaparece no sertão. Todos ficam preocupados.  Surgem Lampião e Corisco, que não aguentando o choro da mãe de Maria, resolvem procurar essa menina que muita nova, já tinha autonomia de sair de casa e para se aventurar.

O enredo repercute: interesse, medo, alegria, persistência, amor, morte, casualidades e tantas outras questões, que só mesmo assistindo à peça para poder achar temas do nosso meio social. O Teatro do Maleiro espera que Maria Bonita “Flor de Mandacaru” possa gerar reflexões no público, especialmente, sobre a importância do amor e a preocupação que precisamos ter com o outro.

SERVIÇO / Maria Bonita “Flor de Mandacaru”

A entrada é gratuita!   

Quando: 8/11;
Horário: 20h;
Onde: Ponto de Cultura VeraCult;
Endereço: Rua Valdir Azevedo, Qd. 186, Lote 13, Conjunto Vera Cruz II – 5ª etapa – Goiânia-GO.

*

Quando: 9/11;
Horário: 20h;
Onde: Madre Germana I;
Endereço: Rua MG 17, Qd. 36, Lote 01 ao 30 Madre Germana I – Aparecida de Goiânia.

*

Quando: 20/11;
Onde: Escola Betesda Jardim Esperança;
Horário: 20hs;
Endereço:  Avenida Divino Pai Eterno, Qd17 – Lt09, Bairro Jardim Esperança – Anápolis – GO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Layza Vasconcelos

Comente

X