Nacionalmente, dia 25 de novembro é celebrado o Dia do Doador de Sangue Voluntário, e o Hemocentro preparou uma série de ações para lembrar a data e estimular as doações. O objetivo, além da conscientização, é aumentar os estoques do banco de sangue, que está em baixa e, em breve, devido ao período de férias, será ainda mais requisitado pelo aumento da demanda. Com o tema Hemocentro Itinerante, este ano o intuito é ir aonde o doador está com o ônibus coletor e incentivar a doação.
A programação começou na última segunda-feira (19), com abertura das ações com uma homenagem aos doadores mais velhos e mais jovens de 2018. Na terça-feira (20), e na quinta-feira (22), o ônibus irá receber doações de colaboradores da sede da Unimed.
Na quarta-feira (21), a unidade estará na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na Alameda dos Buritis; e na sexta-feira (23), no Ipasgo, coletando sangue dos colaboradores e médicos da unidade. Nesses locais, o atendimento será das 8h às 14h.
Doe Sangue ao Som do Rock
Em sua 5ª edição, o evento, realizado em parceria com o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, estimula a doação de sangue entre motociclistas participantes de motoclubes da capital e do interior, unindo solidariedade e paixão pelo rock’n’roll.
Neste ano, “Doe sangue ao som do rock” contará com a apresentação das bandas voluntárias Balaclava e The Masters e pretende superar as doações de 2017, quando foram coletadas 119 bolsas de sangue. O evento será no próximo sábado (24), no Ambulatório de Medicina Avançada do HGG, das 9h às 14h e tem entrada gratuita.
Motociclista Solidário
Outra ação que integrou a Semana do Doador foi uma parceria com a Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e Detran-GO, na iniciativa Motociclista Solidário. Quem tiver doado sangue entre os dias 12 de novembro até sábado (24), será convidado para a 4ª etapa do Goiás Superbike, a ser realizada no dia 25 de novembro, fechando a programação da Semana do Doador.
Para Roberto Boettcher, presidente da FMG, a iniciativa tem como objetivo despertar nas pessoas o interesse em ajudar quem precisa. “Cada bolsa pode salvar a vida de até quatro pessoas. O que esperamos é que os apaixonados por motociclismo possam aderir à ação, e cada doador terá à disposição quatro ingressos para levar a família e amigos ao autódromo de Goiânia.”
As doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, que estará funcionando no horário normal, das 7h30 às 18h, e nas Unidades Coletoras do HGG e do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Os ingressos poderão ser resgatados no dia da corrida na bilheteria do autódromo com o recibo de doação.
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade; pesar no mínimo 55 kg; ter boas condições de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas); e apresentar documento original com foto.
Confira a programação Semana do Doador:
20 de novembro – Hemocentro Itinerante (Unimed – Av. T-7 | das 8h às 14h)
21 de novembro – Hemocentro Itinerante (Assembleia Legislativa | das 8h às 14h)
22 de novembro – Hemocentro Itinerante (Unimed – Av. T-7 | das 8h às 14h)
23 de novembro – Hemocentro Itinerante (Ipasgo – av. 1ª Radial | das 8h às 14h)
24 de novembro – Doe Sangue ao Som do Rock ( HGG | das 9h às 14h)
25 de novembro – Motociclista Solidário – 4ª etapa do Goiás Superbike* (Autódromo de Goiânia | a partir das 10h)
*Neste dia não haverá doação de sangue no local;
Doações de sangue da Ação Motociclista Solidário:
Hemocentro (Av. Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra | das 7h30 às 18h)
Unidade Coletora HGG (Av. Anhanguera, nº 6.749, Setor Oeste | das 7h às 16h)
Unidade Coletora Hugol ( Av. Anhanguera, nº 14.527, Santos Dumont | das 7h às 18h30)
Fonte: Comunicação HGG