Instantes poéticos presentes nos atos de dançar em suas diversas formas e ocasiões. Alguns explícitos, outros despercebidos, pessoas que dançam em festas, casas, igrejas, escolas, nas ruas e outros lugares cotidianos… São elementos que compõem o projeto Captando Danças, que tem exposição de abertura marcada para a próxima segunda 5 de novembro (segunda), 15h, no Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia.

A responsável pelo registro das imagens do Captando Danças é a fotógrafa Amanda Pascoal, 19 anos, acadêmica do curso de Pedagogia Bilíngue, também do IFG- Aparecida. O que era apenas um hobby abriu o olhar da jovem e estreitou sua relação com a fotografia. “Eu imaginava o projeto de uma forma bem clichê, aonde eu iria apenas fotografar profissionais ou estudantes de Dança dançando, ensaiando, se apresentando (…). Fomos além disso, mostrando danças cotidianas, seja nas ruas, em igrejas, em festas na faculdade (…). Pude aprender muito com cada experiência e local fotografado”, explica.

A curadoria e as instigações do Captando Danças ficou por conta do arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), graduando do curso de Artes Visuais Licenciatura (UFG) e fotógrafo por interesses próprios Ítalo Augusto; e, Ilâne Nunes, estudante do curso de Artes Visuais na mesma instituição. “Meu olhar fotográfico em relação à dança tem se desenvolvido, hoje eu tenho uma percepção diferente a respeito desta linguagem e de seus movimentos, com ou sem intenções, onde surge dança…”, completa Amanda, ao avaliar o trabalho dos curadores.

Captando Danças

Com apoio do Fundo de Cultura do Estado de Goiás, o Captando Danças, busca fortalecer a linguagem da fotografia artística e as danças praticadas pelos públicos jovens na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). Traz a pesquisa como ponte para mostras e concursos e aprimoramento de técnicas para futuros trabalhos nestes campos.

Exposições

O projeto Captando Danças busca dar publicidade à fotografia como ação artística. Contempla exposições na cidade e a criação de um catálogo impresso, a fim de compartilhar o trabalho com espaços de formação em arte e educação.  O IFG Campus Aparecida de Goiânia, CEU das Artes Cidade livre e no Itego – Buriti Sereno, escolas, centros de formação de arte, são os espaços escolhidos nesta que é a segunda maior cidade do Estado.

A primeira exposição acontece dos dias 5 a 12 de novembro, no IFG – Campus Aparecida de Goiânia, com abertura marcada para 15h, e uma fala da responsável pelo projeto Amanda Pascoal.  As fotografias estarão disponíveis para visitação de segunda a sexta das 12h30 às 20h30 e sábado, das 8h às 12h.

O Instituto Educação Profissional do Estado de Goiás (Itego) recebe o projeto na sequência, entre os 19 e 23/11 e no dia 26/11, com visitação das 8h às 12h e 14h às 18h. A terceira e última exposição acontece no CEU das Artes – Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, entre os dias 2 e 11/12, com acesso público das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A responsabilidade social também compõe a programação do Captando Danças. As exposições receberão como convidados públicos atendidos pela Associação Pestalozzi de Goiânia – CAE Peter Pan; Apae – Aparecida de Goiânia; do Curso de Pedagogia Bilíngue – IFG Aparecida; deficientes visuais da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADEVG).

Amanda Pascoal acredita que as pessoas irão se encantar com todo o projeto o Captando Danças e perceber o que eu percebi: “A dança esta presente no dia a dia das pessoas muito mais do que elas imaginam”.

Captando Danças

Exposição 1 –  04/11 até 14/11 – Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida
15h – Abertura e fala da responsável pelo projeto Amanda Pascoal
Exposição: segunda a sexta das 12h30 às 20h30 e sábado, das 8h às 12h.
Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, Quadra 1, Lote 1-A, S/N – Parque Itatiaia

Exposição 2 – 19 a 23/11 e 26/11 – ITEGO  Jd. Buriti Sereno
Rua Resende – Jardim Buriti Sereno
Exposição: 8h às 12h e 14h às 18h

Exposição 3 – 02/12 até 11/12 – CEU das Artes – Conjunto Vera Cruz II
Av. V-005, s/n – Cidade Vera Cruz, Aparecida de Goiânia
Exposição: 8h às 12h e 14h às 18h

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comente

X