Você precisa passar o fio dental duas vezes por dia. No espaço entre todos os dentes, até a gengiva. Esfregue o fio de um lado e de outro. Depois do almoço e antes de dormir. Na escovação, primeiro passe as cerdas no sentido horizontal, na parte externa, interna e por cima dos dentes. Depois, vá varrendo os dentes, pegando da gengiva para fora. Dez vezes em cada dente. Por fim, passe enxaguante bucal. Bocheche por dois minutos. Também depois do almoço e antes de dormir”.

Você precisa se alongar três vezes por dia. No meio da manhã, depois do almoço e antes de dormir. Permaneça segurando por 30 segundos em cada movimento. Relaxe os músculos e tenha cuidado com a respiração. Inspire, expire, inspire, expire… Tenha cuidado com a postura e não force a lombar”.

Você precisa de atividade aeróbica para melhorar seu sistema cardiovascular. Pode ser caminhada, corrida ou bicicleta. No mínimo, 40 minutos por dia. O ideal seria uma hora. Alongue-se antes e depois da atividade física. Cuidado com a pisada. E observe o tênis ideal para seu peso e piso em que vai praticar o exercício. Sem essa precaução, seu joelho que já é operado não vai resistir ao impacto”.

Você precisa fazer musculação. Seus ligamentos estão frágeis e você tem que fortalecer os músculos que lhe dão sustentação. No mínimo, três vezes por semana. O ideal seria diariamente. Não force a coluna. Concentre-se nas repetições e respeite o intervalo de pelo menos um minuto entre cada série. Na sua idade, os músculos começam a perder tonicidade. Cuidado para não empolgar e pegar muito pesado”.

Você precisa comer coisa fresca. Corte os industrializados. Evite alimentar-se na rua. Dê preferência ao que é feito na hora, em casa, comprado em feira. Carregue uma lancheira para seu trabalho com o que vai comer quando não conseguir voltar para casa. Prepare antes de sair para o trabalho e guarde em local refrigerado”.

Todas essas falas são reais. Diferentes profissionais da saúde me orientaram assim nos últimos tempos. Envelhecer não é moleza. O tempo que antes gastávamos pensando em fazer sexo com alguém, agora é gasto tentando viver com menos dor. Esforço completamente inútil. Tão inútil quanto achar que ficar pensando em sexo com alguém vai tornar o ato realidade. Bobagem.

Vamos tratar bem da nossa saúde”, cantava Rita Lee. Tenho esse lema comigo. O problema é que, para tratar bem de minha saúde, preciso parar de viver. Quem diabos consegue encaixar tanta atividade saudável em um dia de só 24 miseráveis horas? E quando fazer outras coisas descartáveis como dormir, tomar banho ou ler?

A real é que temos duas escolhas: ou vivemos, ou cuidamos da saúde. A conciliação entre as duas é impossível. Escolha seu caminho.

Um comentário

Comente

X