Se você tem filhos em idade escolar, tenho certeza que está passando pelo que enfrentamos em casa. Chegou o período das férias. E como humilde proletariados que somos, não conseguimos pegar nosso direito de 30 dias de ócio anual para ficar com a prole. Ou seja, temos que bater o ponto no trabalho e um problema de sete anos de idade literalmente esparramado no sofá da sala.

A energia dela está a mil. Nosso orçamento abaixo de zero. Cá entre nós, com grana disponível é fácil, mais fácil que uma música do Jota Quest, arrumar programa para a criançada. Quando não há dinheiro, haja criatividade para dar conta da energia da baixinha.

E dá-lhe sessão de filme imitando um cineminha na sala. E dá-lhe brinquedo espalhado pela casa. E dá-lhe visita às crianças da vizinhança. E dá-lhe receber os primos para uma Festa do Pijama. E dá-lhe nossa sanidade escorrendo pelo ralo.

Eu fico pensando, como nossos pais davam conta daquelas férias quase infinitas de final do ano quando éramos criança? Hoje, as aulas acabam em dezembro e já retornam em janeiro. É um tiro curto. Quando eu era moleque, parávamos em novembro e normalmente só veríamos o quadro-negro depois do carnaval.

Mas antes era só abrir a porta de casa que a rua era quem cuidava de nossa diversão de férias. Ficávamos o dia inteiro brincando no bairro e ninguém esquentava. Você tem coragem de deixar seu filho passar o dia inteiro na rua, só voltando para almoçar e, completamente imundo, tomar banho antes de dormir? Pois é, nós também não. O Brasil nunca nos decepciona quando o assunto é perder prazeres.

Nosso desafio é bolar atividades para que ela não fique assistindo televisão o dia inteiro. Inventamos jogos, missões, leituras, desafios e o que mais der na telha para que o dia passe. Com o critério de que não gastemos quase nada, o melhor é que seja nada, de grana. Se você tem sugestões de atividade, encarecidamente agradeço suas recomendações.

Ontem, por exemplo, a colocamos para ler o Querido Diário Otário. Ela adorou. Quase terminou o livro. Sinceramente, achei que renderia por mais tempo. A pauta de amanhã ainda está aberta. Caso amanheça com sol, vamos colocá-la para dar banho nos cachorros. Se tivermos uma quarta-feira chuvosa, estamos fritos.

Um comentário

  • Férias são ótimas, aqui em casa a gente não vê a hora que elas comecem para que tenhamos também um pouco de sossego da correria…Mas não dá pra inventar coisas todos os dias pra fazer com as crianças, é fato, então propomos ver um filme com eles na TV (a netflix nos salva!) rs….convidamos um amiguinho para vir aqui em casa, inventamos de fazer um doce, enfim…algo simples mas que eles interajam e assim conseguimos levar as férias numa boa!! abs

Comente

X