Chegar a um país sem saber uma palavra sequer do idioma nativo e, mesmo assim, vencer e conquistar a independência financeira em apenas dez anos. Parece ser uma daquelas histórias impossíveis de serem transformadas em realidade, mas foi o que aconteceu com o empresário e consultor financeiro Ben Zruel.
Nascido em Jerusalém, Zruel chegou ao Brasil em 1999 apenas com a coragem de tentar mudar de vida, sem amigos e nem o conhecimento sobre a cultura local. “Eu não estava satisfeito com minha situação em Israel e estava decidido a mudar de vida. Vi o anúncio de uma multinacional no jornal e resolvi arriscar”, disse o israelense que estará em Goiânia no dia 8 de dezembro para dar dicas sobre os passos que devem ser dados por aqueles que tanto almejam a independência financeira durante o RiseUp Experience , evento de empreendedorismo que reunirá pessoas que resolveram testar suas ideias e alcançaram o sucesso.
Em sua palestra, Zruel falará sobre os caminhos que os empreendedores devem seguir para fugir das armadilhas do consumismo, poupar dinheiro e, ainda por cima, fazê-lo trabalhar sozinho. Porém, o empresário tem uma definição diferente do que é ser rico. “Ser rico não é ter apenas dinheiro. Há pessoas que têm muito dinheiro, mas vivem como escravas do trabalho, mal conseguem ver os filhos”, argumentou.
“Ser rico não tem nada a ver com o quanto a pessoa ganha, mas é ter liberdade de viver sem se preocupar com contas ou outras armadilhas e com tempo suficiente para fazer as coisas que deseja”, afirmou. O consultor financeiro, que é autor da obra “Eu Vou te Ensinar a ser Rico ”, aponta quatro caminhos para alcançar a liberdade: gastar menos do que ganha, não contrair dívidas, poupar dinheiro e fazer os recursos financeiros trabalharem por si só. “O Brasil reúne muitas armadilhas, há um incentivo muito grande para o consumismo, uma facilidade para fazer empréstimos com os juros mais altos do mundo e pessoas que não tem educação financeira. Isso acaba gerando dívidas e uma imensa bola de neve”, explicou.
Dicas para transpor dificuldades
Zruel afirma que sua formação é a sobrevivência. Pragmático, o consultor financeiro colocou em seu livro Eu Vou te Ensinar a ser Rico ” os passos que o levaram a alcançar a independência financeira aos 34 anos após superar e aprender com os próprios erros. Foi analisando a realidade da economia e da forma como os brasileiros administram o dinheiro que Zruel desenvolveu algumas regras para quitar as dívidas em 12 meses.
Para ele, o primeiro passo deve ser a correção da mentalidade. “O brasileiro tem o costume de gastar mais do que ganha, contraindo dívidas que, com os juros, acabam ficando ainda maiores”, afirmou. Zruel orienta colocar todas as rendas e os gastos em uma planilha e cortar as despesas até que elas se adequem à própria realidade.
Após conseguir equilibrar as receitas, o consultor financeiro recomenda adotar a “mentalidade dos ricos” e gastar menos do que arrecada, poupar, e investir parte do dinheiro em renda passiva, como imóveis e aplicações financeiras. Durante esse processo, o dinheiro passa a trabalhar por si só e a pessoa poderá alcançar a liberdade financeira. “Ao receber lucros das rendas passivas, você poderá trabalhar menos e, consequentemente, ter mais tempo para curtir a vida com a família e aproveitar os prazeres da vida”, concluiu.
Serviço
Assunto: Rise Up!
Data: 8/12
Local: Oliveiras Place (R. T-36, 3588 – St. Bueno, Goiânia – GO)
Valor: X$ 268, o equivalente a 268 reais (1º LOTE)
Mais informações: www.eventoriseup.com.br