Depois de oito meses de encontros, pesquisa e muito trabalho, 11 artistas vão mostrar o resultado da residência em exposição coletiva no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC|GO). O vernissage da mostra “Um corpo no ar pronto pra fazer barulho” ocorre na próxima sexta-feira (14), às 20 horas, no MAC, que integra o complexo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A entrada é gratuita. A exposição segue até 17 de março de 2019.

Esta é a última etapa do programa “Trampolim – Mergulho para jovens artistas”, que começou em fevereiro com a publicação do edital e a seleção. Em seguida, os artistas escolhidos, todos em início de carreira, receberam acompanhamento curatorial da produção e puderam desenvolver seus trabalhos. Com financiamento do Fundo de Arte e Cultura, todo a formação foi oferecida gratuitamente

A exposição coletiva conta com obras em diversos formatos: pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, instalações, objetos e vídeos. “Essa diversidade de suportes e discursos na exposição é um sinal da multiplicidade dos artistas que fizeram parte do programa”, diz diz o idealizador do projeto, Gilson Andrade, que também atua no programa educativo do MAC/GO. O Trampolim foi desenvolvido a partir da proposta de alavancar as carreiras de jovens artistas visuais de Goiás ao oferecer curadoria individualizada, trocas de experiências através de imersões e a oportunidade de apresentar um trabalho autoral em uma exposição em museu.

A exposição

A ideia que move o projeto, mas também a exposição, é a de um trampolim – instrumento feito para impulsionar o corpo para o alto e por vezes para a frente. Assim, a exposição é um salto coletivo que traz corpos que saltam e se movem de formas e em tempos diferentes. As diversas linguagens apresentadas neste trabalho refletem a pluralidade das pesquisas, trajetórias e talentos, todos movidos pelo pensamento, experimentação e vontade em expor tudo isto.

“Neste país continental que é o Brasil, o Estado de Goiás geralmente não é visto como um grande centro de produção de arte contemporânea. Essa impressão precisa ser revista e essa exposição o confirma”, diz Raphael Fonseca, curador do MAC-Niterói/RJ. Para ele, essa exposição é uma oportunidade de dar visibilidade a trabalhos de grande qualidade. “Goiás, para além de seus artistas já reconhecidos, traz uma geração de jovens artistas articulados que, quando tem o espaço oportuno para mostrarem as suas pesquisas e para serem ouvidos, sabem fazer um bom barulho”, completa.

[SERVIÇO]

Abertura da exposição “Um corpo no ar pronto pra fazer barulho”
Local: Galeria D. J. Oliveira, MAC/GO, Centro Cultural Oscar Niemeyer
Data: 14/12/2018, sexta-feira
Horário: 20 horas
Visitação: até 17 de março de 2019 (terça a sexta, das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas)

ENTRADA FRANCA

Comente

X