A roda de conversa, coordenado pela vereadora Sabrina Garcez, vai reunir representantes da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, entidades e organizações de proteção e combate à violência contra as mulheres para a segunda rodada de conversas pelo fim do feminicídio. O evento dá continuidade às questões discutidas na primeira rodada de conversas, realizada no último dia 21.

Participam do encontro representantes da BPW Associação de Mulheres e Negócios Profissionais, Coletivo de Mulheres da COMURG; Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado; a professora Alessandra Nardini; Murilo Mendonça, da Secretaria Cidadã; Ana Carolina, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres; a socióloga Aava Santiago; Patrícia Otoni, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Núcleo de Gênero e  Representantes dos juizados de Violência Doméstica contra a mulher.

A campanha é realizada pelo Conselho Estadual da Mulher (Conem) e a Secretaria Cidadã e este ano tem como tema: a violência que não mata, mata mesmo assim. A programação, com diversos eventos, segue até o dia 10 de dezembro em todo estado de Goiás.

História – Os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma campanha global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o intuito de envolver e mobilizar as populações em torno do tema violência contra as mulheres. Originalmente, a campanha tem duração de 16 dias, encerrando-se em 12 de dezembro, celebrado como Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas no Brasil ganhou mais cinco dias para contemplar a luta das mulheres negras.

Assim, os “21 Dias de Ativismo” chama atenção também para a dura realidade da mulher negra, daí as atividades práticas da campanha se iniciarem em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. “Isso é o justo reconhecimento da opressão e discriminação contra a população negra, em especial as mulheres negras brasileiras, que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social”, comentam a presidente do Conem, Ana Rita Marcelo de Castro.

Serviço:

Assunto: Roda de Conversa – Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”
Data: 04/12/2018 (terça-feira)
Horário: 14h00
Local: Sala da Presidência, Câmara Municipal de Goiânia.

Comente

X