Definitivamente, Goiás entrará no circuito mundial da inovação e da tecnologia. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniram-se com parceiros de peso no intuito de organizar e promover uma edição da Campus Party em Goiânia. Em dezembro, representantes de instituições de ensino, órgãos públicos e empresários realizaram uma reunião estratégica, na Casa da Indústria, para definição dos detalhes da realização do evento, marcado para setembro de 2019.

“É um grande desafio, mas sabemos o que queremos. Goiás merece um evento desta magnitude. É um momento de unir forças e isso só será possível se tivermos todos envolvidos”, ressaltou Humberto Oliveira, superintendente do IEL Goiás.

A única cidade da Região Centro-Oeste a receber a Campus Party é Brasília, que sediou duas edições: em junho de 2017 e julho deste ano.  A próxima edição do evento será realizada entre 13 e 17 de fevereiro, em São Paulo. O público da Campus Party vai desde talentos inovadores, influenciadores, empreendedores, investidores, mentores a fãs das áreas de geeks e de tecnologia.

“A Campus Party é mais que um evento, é uma rede de pessoas talentosas, apaixonadas por tecnologia, que inovam, empreendem, aprendem e compartilham seus conhecimentos. É um momento ímpar para o ecossistema de inovação de Goiás. Estamos muito entusiasmados para este acontecimento”, comemorou Lidiane Abreu, coordenadora da área de Inovação do IEL Goiás.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, manifestou apoio à realização da Campus Party. “Deixo meus cumprimentos ao IEL pela iniciativa de juntar entidades de força para realizar um evento desta magnitude. Goiás tem um campo interessante. Há interesse, potencialidade e entusiasmo o bastante. Chegou a hora de partir para algo maior”, salientou Turchi.

O QUE É A CAMPUS PARTY?


É o principal evento tecnológico realizado no Brasil, reunindo um grande número de comunidades e usuários de Internet envolvidos com tecnologia e cultura digital de todo o planeta. Trata-se de um dos maiores festivais de inovação, ciência, criatividade, empreendedorismo e universo digital do mundo.

A 1ª edição foi realizada na Espanha, em 1997. Posteriormente, outros países promoveram o evento – Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Portugal, Itália, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Singapura, China, Rússia, Austrália, Japão, Argentina, Uruguai, El Salvador, Costa Rica, Equador, Chile, Venezuela, Colômbia e México. A próxima edição será em São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Serão cerca de 900 palestras em 5 palcos, com a participação de nomes conceituados na área, como o do engenheiro brasileiro da Nasa, Ivair Gontijo.

O evento é dividido em quatro zonas principais: Inovação (Desenvolvimento, software livre e segurança e redes), Criatividade (Social media, Design, música, foto e vídeo), Ciência (Astronomia e espaço, modding e eletrônica, além de robótica) e Entretenimento Digital (Games e simulação).

A Campus Party Goiânia é uma iniciativa do IEL Goiás em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO); Universidade Federal de Goiás (UFG); Instituto Federal de Goiás (IFG); Universidade Estadual de Goiás (UEG); Células Empreendedoras; Congressy; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec); Rede Goiana de Inovação (RGI) e Canal Sandeco.

Comente

X