O Programa Meninas de Luz, desenvolvido pelo Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), oferece vagas nos períodos matutino e vespertino para o atendimento gratuito a gestantes. A atividade é voltada para adolescentes e jovens de até 21 anos.

Para participar basta ir à unidade, no Setor Campinas, e apresentar documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF), Cartão da Gestante ou exame de ultrassonografia, comprovante de endereço e uma foto 3×4. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Pelo programa, uma equipe multidisciplinar trabalha junto às gestantes temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão, além de atendimento psicológico e odontológico. Antes do parto, elas também ganham um kit de enxoval para bebê.

Ao ingressar no Meninas de Luz as jovens participam de passeios, ensaios fotográficos e oficinas de beleza, atividades que contribuem para elevar a autoestima das futuras mamães. O programa oferece ainda aulas de artesanato, como forma de aumentar a renda familiar e desenvolver a criatividade. Após o nascimento da criança, a jovem mãe continua recebendo orientação e apoio por um ano.

O Centro Social Dona Gercina Borges desenvolve ainda o projeto Cantinho da Leitura. A iniciativa tem o objetivo de despertar nas adolescentes e jovens mamães o interesse pela leitura. O espaço conta com cerca de 500 livros literários.

Outro trabalho desenvolvido no Centro Social é o projeto Família Fortalecida. Por esse projeto, uma vez ao mês, em reuniões previamente agendadas, assistentes sociais orientam as famílias das gestantes e discutem com elas temas diversos, entre os quais: drogas e alcoolismo, planejamento familiar, economia doméstica, educação sexual e importância do apoio familiar no dia a dia.

Serviço:

Meninas de Luz recebe inscrições de jovens gestantes
Período: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8 às 16h30
Local: Centro Social Dona Gercina Borges, Rua Benjamim Constant nº 239, Campinas, Goiânia.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da OVG

Comente

X