Você corre feito louco para sair de casa na hora. Engole o café da manhã enquanto dirige, no caminho da escola da filha. O celular apita mil mensagens de WhatsApp das demandas de um dia de trabalho que começa, pra variar, atrasado. Chega no trabalho, liga o computador para ver as notícias, abre os jornais que estão nas mãos. Vem a vida e lhe dá um golpe duro: adolescentes do time que você torce são mortos queimados por imprevidência do clube. Que lástima.

Você corre feito louco para almoçar em casa, saindo do segundo emprego. Cruza a cidade de sul a norte para poder passar alguns minutos em família em um dia ordinário de trabalho. Os boletos transbordam na caixa de correio, o dinheiro falta na conta corrente. Estresse é mato. Pelo rádio, chega a notícia que um jornalista que o inspira morre de forma súbita. Um cérebro privilegiado, dono de um carisma ímpar. A fome vai embora, o almoço esfria no fogão. Que tristeza.

Você corre feito louco por conta do trabalho e sua casa vai virando uma zona. Separa uma sexta-feira de tarde para dar uma geral no lar, colocar em dia os afazeres domésticos. Limpar o jardim, lavar as vasilhas de água dos animais, higienizar a geladeira… Um serviço sem fim. Ainda tem aquela louça monstro na pia – enquanto você estiver vivo, não se iluda, vai ter louça suja na pia. No início da noite, enquanto coa um café e come uma fruta exausto pelo trampo em casa, pega o celular. Trocentas mensagens no WhatsApp. Outra barragem se rompeu, um monte de gente foi engolida pela lama tóxica. De novo em Minas Gerais. De novo sob gestão, direta ou indireta, da mesma empresa. Que revolta.

Parece que 2019 está pior que o horrendo 2018. Pode ser ilusão: sempre a dor que sentimos no momento parecerá mais intensa do que a dor do passado. Afinal é o que estamos sofrendo agora. Como sou alguém que orgulhosamente nutre o pessimismo, sei que não vai melhorar. A vida é sempre rolar ladeira abaixo, uns se machucam mais, outros menos, mas todos terminamos esfolados ao final. Em 2020 teremos saudade do escabroso 2019. Triste sina.

Comente

X