O Brasil será representado por um atleta goiano no Campeonato Panamericano de Taekwondo 2019. Graças à vitória conquistada no Gran Slam de Taekwondo, realizado dos dias 8 a 10 de fevereiro no Rio de Janeiro (RJ), Rafael Magalhães garantiu vaga na Seleção Brasileira e se classificou para o Panamericano, que será realizado em junho em Portland (EUA).

Com apenas 15 anos, Rafael já ostenta títulos importantes: ele compõe a Seleção Brasileira e a Seleção Goiana, além de ser pentacampeão brasileiro de Taekwondo. Agora, se prepara para representar o Brasil na competição fora do país, com boas expectativas. Atualmente compete pela categoria juvenil, até 51 kg.

Rotina

Há 10 anos Rafael se apaixonou pelo esporte e viu na luta uma oportunidade de se destacar. O interesse está no sangue, já que seu pai, o mestre Francisco de Assis Magalhães, é seu treinador e seus irmãos também praticam o Taekwondo. “Fui influenciado por meu pai e meus irmãos e pratico desde pequeno”. Os resultados são frutos da rotina puxada, já que, no contraturno do colégio, Rafael treina duas vezes ao dia, todos os dias.

Com essa dedicação, o atleta explica os motivos de tantas vitórias. “Primeiramente atribuo a Deus e, em seguida, aos meus pais, que trabalham e se esforçam por minha felicidade, que está na luta, que é o que eu gosto de fazer”, comenta.

Estudante do Colégio da Policia Militar de Goiás Padre Pelágio, de Goianira, Rafael alia estudos e treinos para alcançar bons resultados. “Ele se destaca tanto em sala quanto no tatame. Por isso, não medimos esforços e contribuímos com um pequeno recurso para o traslado dele e dos demais atletas da equipe goiana do hotel pra o local do campeonato, no Rio”, explica o Comandante e Diretor do CEPMG Padre Pelágio, Tenente Coronel PM José Augusto, destacando que o esporte faz parte dos princípios da instituição.

Comente

X