Ensinar e comunicar a ciência de maneira descomplicada e descontraída. Esta é a proposta do “Ciência em Show”, projeto conduzido há 18 anos pelos professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e pela pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston. O grupo chega a Goiânia no sábado (23), para uma apresentação gratuita na praça de alimentação do Shopping Cerrado.
 
Em duas sessões, que acontecerão às 14h30 e às 17 horas, o público poderá conferir a atração do Ciência em Show mais conhecida a nível nacional: o Espetáculo Científico, uma apresentação divertida de aproximadamente 1h30 de duração. Nela, os cientistas interagem com a plateia por meio de diversos experimentos ao vivo, que são demonstrados sobre várias áreas da ciência e da tecnologia e artifícios sensoriais.
 
Mais do que conectar o público com a ciência, o show, que é voltado para pessoas de todas as idades, estabelece um diálogo eficiente por meio de recursos cênicos e contextualização e conduz o espectador a questionamentos, formulação de hipóteses e conclusões de ordem científica. Namen conta que o grupo já esteve em Goiânia e adorou a cidade. “Como não podia deixar de ser, o entusiasmo nos contagiou e a recepção foi incrível. A ciência é pop”, celebra.
 
O Ciência em Show atua por meio da inovação e da tecnologia, trazendo propostas fundamentadas em sólidos referenciais teóricos, através de uma visão moderna do ensino, que aproveita espaços diversos para facilitar a aprendizagem. O projeto, que ganhou grande repercussão após ser exibido no NatGeo/BBC Earth, no SBT e na TV Cultura, também conta com iniciativas na internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

Foto: Tereza Nery Sá

 

Sobre os cientistas
Wilson Namen é um questionador e está sempre “antenado” às novas tecnologias. Licenciado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, foi professor na rede pública e privada e atuou em muitos projetos na USP, entre eles “Atividades Experimentais em Física” e “Show de Física”.
 
Gerson Santos é radical, adora a adrenalina dos testes práticos e está sempre em busca de experiências grandes e inspiradoras. Licenciado em Física e Mestre em Ensino de Ciências pela USP, foi professor na rede privada. Na USP, lecionou disciplinas de graduação e participou de diversos projetos como “Promat” e “Show de Física”, o que inspirou sua dissertação de mestrado Diálogos Científicos.
 
Daniel Ângelo é ativista da razão, adora a ciência teórica e busca com detalhes as explicações dos fenômenos do dia a dia. Licenciado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, foi professor na rede privada e atuou em muitos projetos na USP, entre eles “Atividades Experimentais em Física”, “Promat” e “Show de Física”.
 
Já Ana Ralston é especialista em Tecnologia. Ela é licenciada em Pedagogia e Administração Escolar pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão em Inovação pela GV/Microsoft e extensão em Inovação pela Babson College. Foi Diretora de Educação do grupo KlickNet, Gerente de Educação da Microsoft, Diretora de Tecnologia de Educação da Abril Educação e vice-presidente do UniÍtalo.
SERVIÇO
Espetáculo Científico Ciência em Show
Data: 23 de fevereiro de 2019 (sábado)
Horário: 14h30 e 17 horas
Local: Praça de Alimentação do Shopping Cerrado (Avenida Anhanguera nº 10.790, Setor Aeroviário, Goiânia-GO)
Entrada gratuita

Comente

X