Carinho, atenção, afeto são ações que ajudam no desenvolvimento saudável de toda criança, seja no convívio familiar ou mesmo em uma unidade de acolhimento. O Residencial Professor Niso Prego, é um abrigo infantil administrado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde essa necessidade torna-se ainda maior. A unidade acolhe crianças de 0 a 12 anos afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, que tiveram seus direitos violados, seja em virtude de abandono, maus-tratos, negligência ou mesmo se o responsável encontra-se temporariamente impossibilitado de cumprir a função de cuidar e proteger. Essas crianças e adolescentes são acolhidas no abrigo até que seja viabilizado o retorno ao convívio familiar, na impossibilidade, o encaminhamento é feito para a família substituta.
Pensando nisso, a Semas abriu mais uma oportunidade para que a comunidade possa estabelecer parcerias através do Projeto de Convivência Comunitária. Trata-se de um conjunto de ações que objetivam atender o disposto no Artigo 19 do Estatuo da Criança e do Adolescente, o qual confere à criança acolhida a garantia da convivência familiar e comunitária, em um ambiente que proporcione seu desenvolvimento integral.
O Projeto de Convivência Comunitária garante às crianças acolhidas o convívio social, proporcionando vínculos saudáveis por meio de atividades pedagógicas promovidas pelos grupos de voluntários. O espaço aberto à comunidade, pode ser agendado para terças-feiras e sábados. Toda terça é indicado pela direção do abrigo que seja oferecido um jantar ou lanche para as crianças. O cardápio são elas que escolhem de acordo com a vontade de comer no dia. Algo como o dia do sanduíche, noite de massas e até mesmo o tradicional churrasco. Coisa simples, pois o que conta mesmo é o carinho como elas são recebidas pelas pessoas da comunidade. Já no sábado, é comum que se faça uma “festinha” para a criançada, com muita brincadeira e animação, que fica por conta das piscinas de bolinha, futebol de sabão, escorregador, pula, pinturinhas e diversas outras atividades lúdicas, mas o que realmente importa para as crianças é amor, atenção e carinho recebido.
O Residencial Niso Prego possui capacidade para receber 60 crianças. Geralmente uma média de 30 residem no local. A Rotatividade é grande, uma vez que o objetivo é o retorno ao convívio familiar, onde seus direitos são respeitados. Os meninos e meninas são encaminhados à unidade por meio do Conselho Tutelar do Município de Goiânia e pelo Juizado da Infância e Juventude (JIJ). O Acolhimento é realizado pela equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiras e pedagogas. O Residencial conta com 3 casas acolhedoras: Casa Carrossel (zero a 5 anos de ambos sexos); Casa Harmonia (6 a 12 anos – sexo masculino); Casa Aquarela (6 a 12 anos – sexo feminino).
Como participar
Projeto de Convivência Comunitária
Contato: (62) 3524-1882 ou WhatsApp (62) 9 85756947

Responsável pelo projeto: Flávia Rodrigues

Via: Prefeitura de Goiânia

Comente

X