O Bloco do Mancha, que acontece neste domingo de Carnaval (3/3) a partir das 12h, busca exaltar alguns preceitos de cidadania, as minorias e as causas sociais. Além de levantar bandeiras contra o assédio e a homofobia, a organização pensou em ações como a Brigada do Lixo. A ideia é deixar zero lixo na ruas de Goiânia, após a passagem do Bloco.

Assim, de modo voluntário, oito pessoas recolherão todo o lixo produzido pelos foliões. Para facilitar, serão distribuídos 20 grandes sacos de lixo a cada 300 metros do trajeto de 5,5 km, que parte da Ambiente Skate Shop, no Setor Bueno, e termina na Praça Cívica, no Centro. A iniciativa foi desenvolvida em parcerias com duas cooperativas de materiais recicláveis.

O organizador do Bloco do Macha, Daniel Atassio, diz contar com o apoio de todos os foliões para que o trabalho da Brigada do Lixo tenha o efeito planejado. “Juntando essas ações com a educação e o bom senso de quem participar do evento, deixaremos zero de lixo nas ruas de Goiânia”, afirma.

Não é não

O movimento “Não é Não”, contrário ao assédio sexual e a favor do empoderamento das mulheres, ocorre nacionalmente e terá representantes durante o Bloco do Mancha. Serão distribuídas tatuagens temporárias para as foliãs com frases de protesto. A ação também quer coibir comportamentos invasivos e constrangedores.

Daniel afirma que haverá lambe-lambes fixados nas lixeiras gigantes e na caminhonete que guia os foliões com mensagens que revelam o posicionamento do Bloco sobre diversas questões sociais. Tolerância, respeito, coletividade, diversidade, alegria e amor são exaltados.

“É importante salientar também que os djs são uma mulher, um negro e um gay. A linha de frente do Bloco ainda é composta por travestis e transexuais. A ideia é  reforçar nosso apoio à causa LGBT”, afirma o organizador do Bloco do Mancha.

Programação e trajeto

A concentração do Bloco do Mancha começa às 12h, na Ambiente Skate Shop (Rua T-30, nº 2621), no Setor Bueno, na frente da loja, que estará aberta. Com a rua fechada, o local terá churrasco e a caminhonete de som já estará montada. No local, serão vendidas cervejas e drinks. Carros acompanharão o Bloco vendendo bebidas durante todo o trajeto.

O Bloco do Mancha partirá da Ambiente, às 16h30, onde inicia um percurso de pouco mais de  5km.  Os foliões subirão pela  Avenida T-10, atravessarão a Avenida 85 e passarão na porta da Dox Store (Rua 1129 nº 751, Setor Marista), ficando parados por 15 minutos.

Depois do pequeno intervalo, o Bloco do Mancha seguirá pelo Setor Marista, cruzando a Praça do Ratinho até o Bar Glória (Rua 101, nº435, Setor Sul), onde também para por 15 minutos. De lá, seguirá até a Praça Cívica, onde deve ficar até às 21h.

A after party oficial do Bloco do Mancha ocorre no Diablo Pub. A festa começa às 22h e custa R$20. Quem fizer um Stories no Instagram marcando os usuários da  Ambiente Skate Shop e do Diablo Pub, ganha R$10 de desconto.

Durante a festa pelas ruas de Goiânia, vai ter axé 90, MPB e músicas para dançar. Os djs são Cecilioui, Velvet Caju (Thiago Cardoso) e Barats.

Serviço:

Bloco do Mancha –  2ª edição

Quando: Domingo (3/3)
Horário: A partir das 12h
Onde: Ambiente Skate Shop Bueno – Rua T-30, nº2621 – Setor Bueno
Preço: Gratuito

Comente

X