Se algo ficou provado neste domingo de Carnaval (3/3) é que o goianiense não via a hora de virar folião pelas ruas de Goiânia. O Bloco do Mancha, que começou seu trajeto na Ambiente Skate Shop, no Setor Bueno, e seguiu até a Praça Cívica, mobilizou, de acordo com contagem da organização, 20 mil pessoas. O evento foi estruturado para receber até 3 mil foliões.

Ver tanta gente seguindo o anfitrião da festa, o cachorro da raça Border Collie, Mancha, que durante parte do percurso de 5,5 km ficou dentro da caminhonete, que também conduzia os DJs que ditavam o ritmo do público, foi emocionante para quem esteve na coordenação do evento. A chegada à Praça Cívica deu a dimensão do que a festa havia se tornado.

O Bloco do Mancha teve seis vezes mais pessoas do que o esperado. Por isso, durante o percurso, parte dos foliões sequer ouvia o som da pick up. Muitos deles decidiram cortar caminho até o ponto final da festa, a Praça Cívica. Outros, foram direto para lá.

Demanda popular e problemas no trajeto

Mesmo com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) foi difícil coordenar quem ficou muito atrás do principal carro de apoio do Bloco do Mancha. Ainda assim, o que se viu foi uma celebração pacífica até as 22h, hora de encerramento do Bloco.

É clara a demanda popular por carnaval gratuito e de qualidade em Goiânia. A organização do Bloco do Mancha, apesar dos percalços, tendo em vista o volume de público inesperado, fica feliz de participar deste movimento.

A ideia é que as falhas mensuradas na edição 2019 sirvam de lição e que nas próximas edições uma experiência ainda mais legal para o público seja construída. A organização agradece a quem saiu de casa e ocupou a cidade neste domingo (3/3).

Carnaval consciente e zero lixo

O Bloco do Mancha na edição 2019 construiu como um dos propósitos impactar o mínimo possível a cidade com lixo gerado pelos foliões. Por isso, voluntários se inscreveram para participar da Brigada do Lixo. De acordo com a organização, a iniciativa funcionou muito bem pelo trajeto original da festa.

Todavia, por causa do número de participantes muito maior do que o esperado, outras medidas foram tomadas em relação à Praça Cívica. Uma delas, foi o apoio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para a limpeza do local.

As duas cooperativas com as quais o Bloco do Mancha firmou parcerias para a coleta de recicláveis ao longo do percurso também visitarão a Praça Cívica nesta segunda-feira (4/3). A intenção é amenizar o impacto da festa e exaltar os preceitos de cidadania, que guiaram a folia. Afinal, o Bloco do Mancha quer colaborar para uma Goiânia melhor.

Fotos: Victor Souza.

Comente

X