Dados do TSE indicam que, no Brasil, existe 53% de mulheres entre os eleitores: número que permite fazer a diferença.
Ao longo da história, a diferença feita por mulheres é visível e afetou questões políticas e sociais, à medida que a luta feminista era feita. A luta pela equidade e pelas melhores condições de vida foi parte ativa da agenda destas mulheres.
Os grandes momentos da luta feminista iniciam-se no século XIX com a luta das sufragistas pelo direito ao voto. Também a educação e o trabalho igualitário foram, nesta época, o centro da luta das mulheres. Nos anos 60 do século XX, a liberação sexual e o direito ao contracetivo entrariam no discurso feminista. A luta sindical marcaria, depois, a narrativa feminina dos anos 70.
Mesmo após todas as conquistas, a equidade é uma luta que permanece até hoje e ainda faz sentido. Hoje, olharemos para algumas das lutas das mulheres ao longo da história.
Invisibilidade histórica da mulher
Muito diferente dos dias de hoje, onde a mulher é parte ativa da história e os livros versam sobre elas; historicamente deu-se o obliterar da mulher. Um olhar atento sobre o passado revela-nos que a referência ao feminino é parca e, quando acontece, esta é remetida para papéis menores, sem relevância.
Se hoje temos livros sobre mulheres e livros escritos por mulheres, isto deve-se à forte luta feminista que, durante décadas, tem procurado encontrar um lugar para a mulher no mundo.
Da esfera privada para a esfera pública, a mulher começa, hoje, a ter uma voz que o passado lhe negava. Mesmo assim, nos dias de hoje, o seu papel social é ainda marcado por desigualdades, nomeadamente a nível profissional, económico e sexual.
A luta feminista ainda se faz contra a violência de gênero e a desigualdade laboral. Mas estende-se, também, a outras mulheres, com o aparecimento do feminismo negro e do feminismo islâmico. Historicamente invisíveis, as mulheres continuam a lutar pelo seu lugar na história, em pleno século XXI.
Outras lutas femininas
O feminismo negro e o feminismo islâmico são bons exemplos da evolução da luta das mulheres no nosso século. Ainda assim, estas não são as únicas questões colocadas pelas feministas dos nossos dias.
Hoje, as questões relacionadas com o QUEER e a comunidade LGBT estão também no centro das reivindicações feitas por este grupo de mulheres que busca uma sociedade mais igualitária.
As redes sociais têm servido os interesses destas mulheres, que nelas encontram um meio de difusão das suas ideias e que, através delas, marcam eventos diversos onde se promovem estruturas de equidade para o mundo atual.
Ainda assim, os métodos tradicionais estão ainda vivos e subsistem. Por isso mesmo, cada vez mais livros escritos por mulheres ganham destaque nas livrarias, dando voz à luta feminista ou simplesmente espelhando as conquistas já feitas.
As mudanças graduais no mundo apontam para um futuro mais equitativo mas ainda existe um caminho a trilhar, nessa luta pelos direitos que o passado sempre negou às mulheres.