O curta-metragem goiano Guará será exibido no próximo domingo (17) no Cine Cultura, que fica na Praça Cívica, em Goiânia. O filme traz um lobisomem-guará que aterroriza as ruas da capital, em uma matança desenfreada. Mas, ao mesmo tempo, tem uma atmosfera de diversão e descontração que leva o público a risadas. A direção é de Luciano Evangelista e Fabrício Cordeiro.

Esta é a primeira exibição do filme em terras goianas, mas a estreia foi em janeiro deste ano, durante a 22ª Mostra de Tiradentes, em Minas Gerais. A exibição, em praça pública, tirou lágrimas de crianças que se espantaram com o monstro e risadas dos adultos, que se divertiram, apesar do sangue na tela.

O enfoque dado pelo filme à estátua do Bandeirante, que fica no cruzamento entre duas das principais avenidas da capital goiana, intrigou os mineiros. Poucos entenderam a crítica aos colonizadores paulistas que, nos séculos XVII e XVIII vieram a Goiás em expedições e, por aqui, escravizaram e mataram grande parte da população indígena que habitavam o solo goiano.

“Mas mesmo quem não identificou o Bandeirante conseguiu fazer uma associação dele com a figura do colonizador, ou simplesmente uma figura do mal”, explica o diretor Luciano. E Fabrício completa: “A gente nunca quis que esse entendimento fosse didático e nos interessa que ele suscite essa interrogação na cabeça das pessoas: ‘que estátua é essa, que esse plano-final está dando tanta importância?’”.

Outras produções

O filme será exibido em uma sessão conjunta, com outros dois curta-metragens goianos. O homem que não morava lá, dirigido por Flávia Ferreira e Isa Vitório, conta a história de Carmem, que vive num apartamento no centro de Goiânia e tenta se esconder do caos da cidade. Por mais que ela queira evitar, sair de casa parece ser a única chance de encontrar a si mesma.

Sirumi, de Thiago Camargo, por sua vez, traz a Síndrome do Ruído Misterioso em um futuro distópico.

Serviço 

Exibição do curta-metragem goiano ‘Guará’, no Cine Cultura

Data:  Próximo domingo (17/03)
Horário: 15 horas
Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marieta Telles Machado, Praça Cívica, Goiânia.

Entrada Gratuita

Comente

X