O projeto que oferece espetáculos gratuitos aos fins de semana apesenta duas peças neste sábado e domingo. O Grupo Sonhus apresenta no sábado, 16/3, 20 horas, o espetáculo “Sentimentos do Mundo”. No domingo, 17/3, o grupo apresenta “E aí Cadê Seu Nariz?!” às 19 horas. As duas apresentações acontecem no Espaço Sonhus, anexo ao Colégio Lyceu. As apresentações fazem parte do projeto “Mais Tempo em Cartaz” que levará aos palcos 11 apresentações diferentes para o Espaço Sonhus. A entrada é apenas um quilo de alimento não-perecível.

O projeto, que começou em fevereiro, já contou com uma apresentaçaõ da banda Cascavelvet e quatro do Grupo Sonhus. Ainda passarão pelo palco do Espaço Sonhus  os grupos Das Los, de dança contemporânea, Pleluno e Cia Oops, de teatro, Passarinhos do Cerrado, de música regional e Circo Lahetô.

O projeto

O projeto “Mais Tempo em Cartaz” tem financiamento da Lei Goyazes e tem como objetivo dinamizar o cenário cultural de Goiânia, democratizando o acesso a espetáculo de qualidade. De um lado, oferece oportunidade aos artistas locais de estarem em cartaz com custos reduzidos. Pablo Angelino, membro do Grupo Sonhus e um dos realizadores do projeto indica as dificuldades enfrentadas pelos grupos da cidade. “Estar em cartaz custa muito. Há aluguel de teatro, de equipamentos, custos com técnico, fotografia, filmagem, cachê. A bilheteria nem sempre arca com tudo. Assim é importante haver a união dos artistas para a realização de projetos que apostem em ações com esse viés. Isso é de extrema importância para se manter uma política de manutenção de espetáculos dos grupos e artistas da cidade”, comenta.

Por outro lado, o projeto também é uma oportunidade de oferecer ao público espetáculos de qualidade, numa região de fácil acesso, gastando quase nada e ainda ajudando crianças carentes. Os alimentos arrecadados serão doados para a creche Jesus é Humildade. Pablo relembra que os grupos que participarão do projeto têm carreira consolidada em Goiás, nacionalmente e até internacionalmente, como é o caso da Cia Oops e do Sonhus, que estreou recentemente o primeiro espetáculo totalmente produzido no exterior em Seattle, nos EUA.

Por fim, o projeto dá vida Espaço Sonhus, que há seis anos foi ocupado pelo grupo Sonhus. Trata-se de um centro cultural alternativo, que possui um teatro de bolso com extensa programação que já recebeu artistas locais, nacionais e internacionais. Possui também um café, estúdio, sala de ensaios e um cinema de bolso para realização de outras atividades desde treinamentos e cursos a saraus, mostras de cinema e seminários todos com temática artística e cultural.

A programação

 

Nos dias 27, 28 e 29 de março, sempre às 20 horas, a dança ocupa o palco com o espetáculo do Sonhus “Travessia Kanu-shi”. Esta primeira etapa do projeto será encerrada no dia 31/3, domingo, às 18 horas, com “E aí Cadê Seu Nariz?!”.

Espetáculos

 

O espetáculo Sentimentos do Mundo – Antologia Drumonnd traz 12 de seus poemas mais representativos encenados pelo ator Pablo Angelino e dirigidos por Nando Rocha. Drumonnd perpetuou as inquietações do fim do século à recente condição do ser humano e de ser humano. Uma condição que é espelho do “eu” que se posiciona através de estranhamentos, e se desnuda através de ações corriqueiras decodificando situações prosaicas em conflitos. Entender algumas das questões proposta por Drumonnd foi fundamental, transformar uma palavra em várias outras, ir em busca de situações cotidianas interpretadas com novos olhos, fazendo uso de um humor férreo e desfrutando de um imaginário que se revela aparentemente desconexo, aparentemente lógico, situado entre a infância e a maturidade, assim como a ótica Drumondiana.

Já “E aí Cadê seu Nariz?!” conta de forma inusitada, como uma ingênua brincadeira de criança, a história de dois palhaços que fogem dos seus circos e resolvem descobrir juntos qual o verdadeiro sentido de serem palhaços. O Palhaço pode tudo! Ele tem carta branca, é um ser encantado que transita livremente entre as alegrias e as tristezas, as lágrimas e os sorrisos. Um convite para o público abrir portas e janelas e se deixar levar pela inocência e graciosidade que fazem parte da essência do homem.

Serviço:
Projeto “Mais Tempo em Cartaz” apresenta dois espetáculos no Espaço Sonhus

Local: Espaço Sonhus, anexo ao Lyceu, Rua 21, esquina com Rua 18, Centro.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
16/3, sábado, 20 horas: “Sentimentos do Mundo”, com Grupo Sonhus Teatro Ritual
17/3, domingo, 18 horas: “E aí Cadê Seu Nariz?!”, com grupo Sonhus Teatro Ritual

Comente

X