Os amantes da sétima arte ganharam mais um espaço de exibição na capital do estado. O tradicional Cine Ritz, localizado na Rua 8, centro de Goiânia, está com uma nova programação; As salas, antes focadas em blockbusters, agora também exibirão filmes autorais com linguagem mais apurada e dando a oportunidade de levar ao público filmes premiados e instigantes. A mudança na rota da programação será implementada aos poucos e começa na nesta segunda (22), às 21 horas, com a exibição do filme “O último trago”, seguida de debate com o ator do filme Rodrigo Fisher e mediação do cineasta goiano Jarleo Barbosa.

 

O responsável pela mudança na programação do cinema é seu novo proprietário, o cineasta maranhense Frederico Machado. Além de diretor, roteirista e produtor, Frederico conduz há sete anos o Cine Lume, cinema de rua em São Luís, que leva à capital do maranhão o melhor do cinema independente brasileiro e mundial. Nos últimos anos o cinema começou a expandir para outras cidades do estado. E em 2019 a Lume tem como meta abrir 10 salas de cinema em todo o Brasil, expandindo seu circuito exibidor.

 

Para Frederico Machado a importância de um cinema de rua reside na democratização do espaço público. Nas últimas décadas os cinemas de rua foram perdendo espaço para os complexos de shopping, o que resultou na precarização dos espaços público de convivência. Os cinemas de rua de Goiânia foram aos poucos se transformando em lojas, igrejas ou cinemas eróticos. O Cine Ritz se fortalece na cidade como um novo espaço para quem quer assistir um bom filme, se desconectar do shopping e explorar a paisagem do centro de Goiânia.

 

Abrindo sua programação autoral, o Cine Ritz exibirá na segunda-feira (22) o filme O último trago, do conceituado coletivo Alumbramento. O filme estreou no Festival de Brasília, onde recebeu 3 prêmios: melhor montagem (Clarissa Campolina), atriz coadjuvante (Samya de Lavor) e direção de fotografia (Ivo Lopes Araújo). Os diretores Pedro Diogenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti contam a história de uma mulher, resgatada à beira da estrada, que incorpora o espírito de uma guerreira indígena, desencadeando uma série de eventos que atravessam os tempos e os espaços. Do sertão nordestino ao litoral, a obra discute séculos de lutas de dominação e resistência.

EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME “O ÚLTIMO TRAGO”

Data: 22 de abril às 21h
Local: Cine Ritz, Rua 8, n 501, Centro – Goiânia
Ingressos: No local (8 reais)

Comente

X