Neste feriado prolongado, 24 a 26 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará dois postos de saúde para a vacinação contra a Influenza (gripe) . O Cais Campinas e o Centro Municipal de Vacinação, localizado no Setor Pedro Ludovico, vão permanecer abertos. O horário de funcionamento das salas de vacinação é das 8h até as 17h.

A medida foi tomada devido à baixa cobertura vacinal que ainda acontece em Goiânia. Alguns grupos prioritários têm registrado pouca procura, por isso, permanecem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Entre os grupos prioritários com baixa procura, os portadores de comorbidades (doenças crônicas) registraram a menor taxa de vacinação, que até o momento é de 52%. Outro grupo que aparece com baixa cobertura é o dos professores, que apresenta 58% de vacinados. Ao todo 121.153 pessoas ainda não se imunizaram contra a influenza na Capital. Já a gestantes têm 78% de cobertura, crianças menores de 6 anos 72%, trabalhadores da saúde 64%, puérperas 82% de vacinadas. Os idosos foram os que mais se preocuparam com a saude e 98% deles foram vacinados.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve até agora 73,05% de cobertura vacinal em Goiânia. Em 2019 já foram confirmados cinco casos de H1n1 e dois de Influenza B. Foram registradas duas mortes em decorrência do vírus. Nesta época do ano, a proliferação do H1N1 tende a ser maior, devido ao tempo seco, e, portanto, é ainda mais importante que todos os grupos procurem os postos de vacinação e se protejam. A campanha de vacinação contra influenza começou no dia 10 de abriu e termina dia 31 de maio.

Via: Prefeitura de Goiânia

Comente

X