O programa Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás, a OVG, está com inscrições abertas para adolescentes e jovens gestantes, de até 21 anos. São oferecidas diversas atividades gratuitas nos períodos matutino e vespertino. Para participar, as grávidas devem comparecer ao Centro Social Dona Gercina Borges Teixeira, em Campinas, e apresentar documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF), Cartão da Gestante ou exame de ultrassonografia, número do Cartão Fácil, comprovante de endereço e uma foto 3×4. As inscrições são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

O programa trabalha com uma equipe multidisciplinar, que trata de temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão, além de atendimentos psicológico e odontológico. São oferecidas aulas de artesanato, como forma de aumentar a renda familiar e desenvolver a criatividade. Antes do parto, as gestantes ganham um kit de enxoval para bebê e após o nascimento da criança, a jovem continua recebendo orientação e apoio por um ano.

As futuras mamães ainda participam de passeios, ensaios fotográficos e oficinas de beleza. E no Centro Social Dona Gercina, são estimuladas a tomar gosto pelos livros, por meio do projeto Cantinho da Leitura. O espaço conta com cerca de 500 livros literários.

Outro trabalho desenvolvido pelo Meninas de Luz é o projeto Família Fortalecida. Uma vez ao mês, em reuniões previamente agendadas, assistentes sociais orientam as famílias das gestantes e discutem com elas temas diversos, entre os quais: drogas e alcoolismo, planejamento familiar, economia doméstica, educação sexual e importância do apoio familiar no dia a dia, entre outros.

Serviço:

Meninas de Luz recebe inscrições de jovens gestantes

Período: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8 às 16h30
Local: Centro Social Dona Gercina Borges – Rua Benjamim Constant nº 239 – Campinas – Goiânia – GO

Comente

X