Cerca de mil pessoas estão trabalhando a todo vapor para a realização do 15º Festival Italiano de Nova Veneza, cujos preparativos iniciaram desde o início do ano. O primeiro festival gastronômico do Estado, que deu origem ao Circuito Gastronômico do Goiás e já atingiu a marca dos 110 mil visitantes nos quatro dias de programação, é considerado um dos maiores do País.  Nesta edição, que marca seu debut, conta com o apoio oficial da Embaixada Italiana no Brasil, Federação das Indústrias do Estado de Goiás e diversas empresas parceiras. Agendado para os dias 6 a 9 de junho, a programação está recheada de novidades.

Novidades na gastronomia

A Cantina da Nova, cozinha oficial do evento, lança novidades em seu cardápio como o macarrão à carbonara e também oferecerá sucos, vinhos e espumantes da Vinícola Aliança, da Serra Gaúcha. Também oferecerá a tradicional polenta frita, o petisco mais celebrado dos italianos, além massas, lasanhas, nhoques, entre outros pratos, cujos preços custam a partir de 20 reais. Em todo circuito, haverá cerca de 40 estandes, entre cantinas instaladas com cardápios diversificados, que incluem também cafés e sobremesas, e artesanato

Shows

Os cantores Ana Paula Drigo e banda, Andrea Scognomiglio, Martinez Chiovato, Amanda Giovanna, a dupla Heber e Alex, e o coral Toscanelli, da Associazione Italiana di Goiás (Aigo), são algumas das principais atrações musicais desta 15ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Eles prometem animar o público do evento misturando apresentações solo e em banda, revisitando a música italiana com repertórios que incluem famosas canções alusivas ao país do Velho Continente.

Crianças preparam apresentações

O Festival Italiano de Nova Veneza encanta os visitantes também com as apresentações de talentos mirins da cidade. Crianças da Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto e da Escola Arco Íris e Colégio Razão estão se preparando para voltar ao palco do festival com performances dos corais e dos grupos de dança infanto-juvenis formados por meninos e meninas de 9 a 12 anos de idade. Como não poderia faltar, os pequenos artistas se apresentarão vestidos com roupas típicas da Itália.

Missa rezada em italiano abre evento e resgata memórias afetivas dos descendentes de italianos

A religiosidade é outra forte influência trazida pelos imigrantes italianos, que são berço da Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso, o Festival Italiano de Nova Veneza inicia sempre com uma missa celebrada em português e em italiano, marcada para quinta-feira, 6 de junho, a partir das  das 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da comunidade. A celebração contará com a participação especial das avós, ou nonas em italiano, que irão rezar o Pai Nosso e a Ave Maria em italiano, mantendo assim as tradições repassadas dos pais aos filhos desde os primeiro imigrantes que chegaram na cidade há 100 anos. O coral da igreja também exibirá canções sacras italianas durante a missa.

 

Danças folclóricas trazem cores, ritmo e alegria para o Festival Italiano de Nova Veneza

Cerca de 20 dançarinos catarinenses do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro preparam 17 coreografias que retratam a cultura italiana. Quando chegaram no Brasil, muitos imigrantes mantiveram a tradição das danças para matar a saudade de sua terra e acabaram encantando todos à sua volta. No Festival Italiano de Nova Veneza, elas ficarão a cargo do premiado grupo, de Santa Catarina, que prepara apresentações inéditas e novos trajes para 2019, ano do debut do evento.

2ª edição da Mostra de Cinema Italiano será exibida durante Festival Italiano de Nova Veneza

Evento gastronômico e cultural terá uma mostra de cinema italiano, na qual serão exibidos quatro longas-metragens contemporâneos, que permitem apreciar a qualidade do trabalho de diretores, roteiristas, figurinistas e demais profissionais da indústria cinematográfica da Itália; produções são cedidas pela Embaixada Italiana no Brasil, que é apoiadora oficial do festival. As sessões estão marcadas para sábado, 8, e domingo, 9, no Centro Cultural Pedro Peixoto. A entrada é gratuita e os filmes serão legendados.

Aula Show de italiano acontece no sábado, 8

Novidade na programação deste ano, a atividade será aberta a pessoas de todas as idades. Em clima de descontração, terá até música para quebrar o gelo e acontecerá no sábado, 8 de junho, no Centro Cultural Pedro Peixoto, das 15h às 16h. O aulão tem entrada gratuita e aberta para todos os públicos, desde crianças a idosos. A aula será ministrada por professores da PUC Idiomas, na parceria que o centro de línguas da PUC Goiás. Não será necessária inscrição prévia. Basta entrar e participar da aula.

Exposição fotográfica Cenas Venezianas

O fotógrafo paraibano Francisco Andrade fará a exposição fotográfica Cenas Venezianas, com imagens extraídas de livro de mesmo nome que ele publicou sobre o Carnaval de Veneza, uma tradição italiana mantida desde o século XVI.

Literatura

Os idealizadores do festival de Nova Veneza, o empresário Oswaldo Stival e a esposa Edith Stival, participarão de uma rodada de autógrafos durante o lançamento do livro O amor em uma Nova Veneza: a história de Oswaldo e Edith. Junto com os autores da obra, Gercyley Batista, Alberto Araújo e Alessandro Stival (neto dos biografados), o casal receberá visitantes da festa no dia 6 de junho, logo após a missa de lançamento do festival, a partir das 20h30. O livro conta a trajetória dos descendentes de italianos e criadores da festa gastronômica e cultural que estão juntos há 64 anos, além de contar a história de Nova Veneza, cidade que sedia o maior festival italiano do Brasil. Os livros ficarão expostos até o dia 9 de junho.

Panelaço

O final do Festival Italiano de Nova Veneza sempre acontece o contagiante panelaço.  As cozinheiras das cantinas e demais organizadores da festa realizam o tradicional panelaço ao som da tradicional Tarantella Napoletana.  Todos saem pelo circuito com tampas, panelas, colheres, compondo com suas batidas um enredo alegre para festejar mais um desafio cumprido: servir com amor e sabor mais de 110 mil visitantes esperados para o evento.

 

Comente

X