Após um hiato de um ano, o Festival Sons de Beco voltará a ser realizado. A produção anunciou nesta semana a data e local do evento, que será nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro Cultural Martim Cererê. No total estão previsto 18 atrações, sendo oito bandas convidadas e 10 por meio de materiais enviados para a produção.

Sempre com abertura a misturar artistas locais reconhecidos e apostas, a produção abriu as inscrições para bandas que tem interesse em participar do evento. As inscrições começam neste sábado (1°), e vão ate o dia 20 de junho. Os interessados em tocar no Sons de Beco tem de enviar seus materiais via email para curadoria@festivalsonsdebeco.com

Segundo o produtor Eduardo Batista, os critérios utilizados para avaliar e selecionar as bandas serão (Organização do material enviado, músicas, videoclipes e fotos). “A apresentação do conteúdo é fundamental para que o artista prove seu profissionalismo e empenho, então também fará parte do critério, junto obviamente da qualidade da obra em si”, ressalta.

Eduardo reforça que as bandas terão cachê, e será disponibilizada uma estrutura de som e iluminação de alta qualidade para a realização das apresentações.  Dentre os critérios eliminatórios, os grupos não podem conter músicas de cunho religioso, racista e homofóbico, ou mesmo covers de grupos famosos em seu repertório.

Sobre o Sons de Beco

O Coletivo Oz outros surgiu em fevereiro de 2015 com a iniciativa do Eduardo Batista e Lincolns Freire para a descentralização dos grandes festivais, que são fechados para bandas locais. A partir disso, surgiu o projeto Sons de Beco, e o coletivo começou a realizar várias reuniões para discutir sobre o novo projeto e, assim, por fazer uma ocupação de espaço público, com entrada gratuita.

Idealizador da ocupação do centro da capital com o Sons de Beco no Beco do Codorna, o evento ainda foi realizado no Grande Hotel e em sua última edição no estacionamento do Parque Mutirama. A iniciativa pioneira revitalizou a cena cultural goiana na música, e marcou a cena independente do estado.

Apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, pela Agência Municipal de Turismo e Lazer, Agência Municipal de Meio Ambiente, o coletivo realiza eventos que tem função de revitalizar e ocupar o espaço público para apresentações de shows com bandas autorais, fomento à economia solidária e criativa. Com um histórico de eventos gratuitos, de ocupação criativa da cidade e ampla adesão do público o Coletivo Oz Outros segue incentivando a formação de plateia de forma a levar a arte para a comunidade de forma a descentralizar e democratizar o acesso à cultura à toda à população.

Com toda a articulação em sua primeira edição em abril de 2015, no Beco da Codorna, mesmo debaixo de chuva, foi realizada a primeira edição, com a presença de 700 pessoas para ouvir bandas independentes locais. O projeto, em sua segunda edição, foi para Senador Canedo, realizado dentro da pista de skate da Praça Criativa, com público médio de 500 pessoas. Na terceira edição do projeto, o coletivo investiu um dinheiro que não tinha, e pela primeira vez foram colocados palco, tenda e iluminação. Com uma divulgação abrangente, teve um público médio de quase duas mil pessoas dentro do Beco da Codorna.

A quarta edição foi realizada em um local fechado, com a entrada de ‘quanto vale o show’, com uma média de 300 pessoas. Na quinta edição do projeto, entraram Heber e Amanda Lessa, fazendo parte dos gestores do coletivo Oz Outros, e essa edição já foi no estacionamento do Grande Hotel com uma estrutura melhor. Já a sexta edição teve uma média de duas mil pessoas, porém o evento sofreu repreensão policial; só depois de muito diálogo é que houve continuidade.

A sétima edição ocorreu no estacionamento do Grande Hotel com média de 1.500 pessoas. A oitava foi realizada no Beco da Codorna, também com uma média de público de 1.500 pessoas, em agosto de 2016. A oitava edição aconteceria na chácara equilíbrio, mas por motivos de forças maiores teve que ser cancelado, E enfim, a nona edição aconteceu com enorme sucesso no estacionamento do Parque Mutirama.

Serviço:

Inscrições para o festival Sons de Beco

Quando: Entre os dias 1° e 20 de junho
Data do Evento: 19 e 20 de outubro
Local: Martim Cererê

 

 

Um comentário

Comente

X