A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. De acordo com uma pesquisa feita pelo Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, que ouviu 2771 entrevistados em todo País, o clima frio é um dos fatores que impactam  negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e dar uma contribuição para o engajamento da população com a questão e o aumento dos estoques , o Órion Business & Health Complex, em Goiânia, reunirá pessoas de diferentes grupos na próxima sexta-feira, numa ação inédita de integração para doação de sangue. Grupos de motociclistas, ciclistas e empreendedoras já estão confirmados nesta reunião do bem, motivada pela vontade de ajudar o próximo. Toda a população está convidada para o ato solidário, cuja concentração será às 8h, no Piso 2 do Órion Shopping, no Setor Marista.

Os laboratórios Núcleo e Ingoh abraçaram a causa e irã prestar orientações aos doadores. Na sequência, eles serão transportados gratuitamente em vans para o banco de sangue Hemolabor, na Rua 5-A, no Setor Aeroporto, e para o laboratório Ingoh, na Rua 87, no Setor Sul, onde as bolsas de sangue serão coletadas.

A gestora de marketing do Órion Complex, Patrícia Naves, informa que os participantes do Dia D de Doação de Sangue serão recepcionados na sexta-feira, 14, com um coffee-break a partir das 8h. “No contexto de um mundo tão fragmentado como o que a gente vive hoje, essas oportunidades de estimular e vivenciar encontros assim, de grupos com interesses tão distintos, são sempre valiosas. É a prova mais contundente de que as pessoas, por mais diferentes que sejam umas das outras, ainda têm no coração os sentimentos de solidariedade, compaixão e unidade na defesa da vida”, comenta Patrícia, uma das organizadoras do evento.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue é preciso apresentar documento original com foto; estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg; e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). O doador deve ainda estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e não ter tido gripe ou resfriado nos últimos sete dias.

O sangue captado é fundamental para ajudar no tratamento de inúmeros casos, como: vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras; vítimas de catástrofes; pacientes com câncer; pacientes hemofílicos, isto é, com desordem no mecanismo de coagulação do sangue; pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte; e pacientes que sofreram hemorragias.

 

SERVIÇO

Dia D de doação de sangue no Órion Complex
Onde: Órion Business & Health Complex
Quando: sexta-feira, 14 de junho
Horário: 8h
Endereço: Avenida Mutirão, 2653, esquina com Avenida Portugal, Setor Marista, Goiânia (GO)
Informações: (62) 99648-4317

Comente

X