A Faculdade Estácio de Goiás está em campanha para arrecadação de frascos de vidro com tampas plásticas destinados ao armazenamento de leite materno. Os potes, que são menos sujeitos a contaminação, conservam os nutrientes e o sabor natural do leite, podem ser entregues na própria instituição, localizada no Shopping Estação da Moda. Toda a arrecadação é destinada aos bancos de leite do Hospital Materno Infantil, Maternidade Nascer Cidadão e a Maternidade Dona Íris.

“A campanha faz parte das ações de responsabilidade social da Estácio. Doando para os bancos de leite mais mães poderão se tornar doadoras e mais leite poderá ser coletado. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente”, comenta Christina Souto, professora de Enfermagem da Faculdade Estácio de Goiás e responsável pelo projeto na instituição de ensino.

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. “Por isso, quem não pode contribuir com a doação de leite materno pode ajudar com doação de frascos de vidro. Qualquer quantidade é importante”, completa Christina.

Como doar leite materno?

Para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O contato pode ser feito diretamente com o banco de leite das instituições.

Após o recolhimento, o alimento passa pelo processo de esterilização, pelo controle de qualidade e por exames microbiológicos. Depois de aprovado em todas as etapas, o leite está estéril e apto para a doação pelo período de 6 meses.

Comente

X