Neste ano, o 8 1/2 ocorre em um novo formato e será realizado em duas semanas: de 8 a 14 de agosto o festival acontece em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. De 15 a 21 de agosto chega a Belém, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Vitória, além de Fortaleza, Londrina e Natal, que acabam de entrar para o circuito do 8 ½.

Depois de mais de uma década de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes,  o 8 ½ Festa do Cinema Italiano firma-se como evento de grande relevância também no Brasil. Além do número de cidades, aumentaram também o número de filmes apresentados e as sessões  programadas, serão mais que 300 nestas duas semanas de exibição alcançando mais de 25.000 espectadores.

Arte na Tela 

No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, o festival faz  a sua homenagem aos grandes mestres da arte renascentista ao trazer nas suas imagens oficiais recriações contemporâneas de algumas das obras-primas de Caravaggio, Leonardo Da Vinci, Botticelli, Raffaello e Michelangelo Buonarroti.

Esta escolha é representada também em termos de programação. Durante o festival, serão exibidos em pre-estreia Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci e Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garcés Lambert dois dos filmes que farão parte do ciclo A Grande Arte no Cinema, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de Outubro.

Para concluir, decidimos este ano homenagear um importantíssimo filme italiano A Melhor Juventude (La Meglio Giovetú) de Marco Tullio Giordana, uma epopeia familiar através de algumas das páginas mais importantes da recente história da Itália. Um filme muito amado também no Brasil exibido agora em uma nova cópia restaurada.

Mais novidades, a programação com os filmes, horários e os convidados estarão disponíveis no website oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br

Filmes em destaque: 

Silvio e os Outros (Loro) – Paolo Sorrentino
Noite Mágica (Notti Magiche) – Paolo Virzì
Euforia – Valeria Golino
Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia) – Gianni Zanasi
Entre Tempos (Ricordi?) – Valerio Mieli
Bangla – Phaim Bhuiyan
Desafio de um Campeão (Il Campione) – Leonardo D’Agostini
Dafne  – Federico Bondi

Sessão Especial

A Melhor Juventude (La meglio gioventú) – Marco Tullio Giordana

Ciclo A Grande Arte no Cinema

Michelangelo – Infinito (Michelangelo – Endless)
Caravaggio – A Alma e o Sangue (Caravaggio – l’anima e il sangue)

Serviço:

8 ½ Festa do Cinema Italiano

Data: 15 a 21 de agosto 
Local: Lumière Cinema – Banana Shopping  (Av. Araguaia, 376 – Centro, Goiânia – GO, 74030-100)
Ingressos:R$ 20 (inteira) | R$ 10 (Meia/Estudante)

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas ou nos websites:

www.itaucinemas.com.br
www.festadocinemaitaliano.com.br

Comente

X