Esta chegando o momento de celebrar o patrimônio Art Déco da capital. De 27 de agosto a 1º de setembro acontecerá a 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival (GADF 2019), um evento inédito no Brasil que discute a preservação do patrimônio no âmbito cultural, educacional e turístico. E neste ano a programação vai ter um gostinho de quero mais. Restaurantes de alta cozinha da capital foram convidados para criar pratos temáticos para uma experiência gastronômica única aos goianienses durante o festival.

Confit de Galinha Caipira

A geometria e a história Art Déco é o tema central do Circuito Déco de Gastronomia e quem já se adiantou no menu foi o Art Déco Marista Restaurante, do Ibis Style Hotel. O chef Eduardo Torquato foi a fundo na culinária local para criar um prato exclusivo e com sabor genuinamente goiano.

O “Confit de Galinha Caipira”, à base de azeite de ervas acompanhada de molho agridoce de tangerina, mil folhas de mandioca, vinagrete de pequi em cestinha de tapioca é a criação do chef. Torquato resgatou a origem Art Déco no início do século XX para referenciar um estilo europeu ao prato. “Utilizei uma técnica francesa de cocção e modernizei um prato completamente regional, fiz uma releitura da galinha caipira com pequi”, explica.

Nhoque a La Corbusier

Para promover o circuito, o idealizador do evento e também cozinheiro Gutto Lemes criou um “Nhoque a La Corbusier”, em homenagem ao arquiteto e designer Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como “Le Corbusier”, responsável por grandes obras modernistas Art Déco na França. O prato leva nhoque de batata doce, molho de tomate caseiro, laranja Bahia e cebola. Gutto garante muito sabor nesta combinação de ingredientes.

“A ideia do Circuito Déco de Gastronomia é de fomentar esse segmento e divulgar chefs e estabelecimentos que fazem com que nossa capital seja um dos polos mais importantes da alta cozinha”, afirma Gutto.

Inscrições

Quem quiser participar do Circuito Déco de Gastronomia, ainda dá tempo. Restaurantes de alta cozinha de Goiânia podem participar com pratos frios, quentes ou sobremesas. Mas tem que criar algo inédito seguindo a temática Art Déco. Todos os pratos participantes estarão disponíveis em um cardápio virtual nas redes sociais do GADF 2019, com o endereço do estabelecimento. Para saber como participar, basta entrar em contato com a equipe organizadora do festival pelo e-mail goianiaartdecofestival@gmail.com ou pelas redes sociais com o nome e telefone para contato. As inscrições vão até 10 de agosto.

Comente

X