Como em todo caso de dependência, a coisa não degringolou no começo. É um processo. Você vai sendo seduzido aos poucos. Dei início de leve, usando de forma esporádica. Algum tempo depois, já era diário. Hoje, gasto algumas horas do meu dia com meu novo vício. Estou viciado em podcasts.

Quando estou dirigindo para cumprir minha pauta diária, conecto o celular ao som do carro e vou ouvindo os programetes. No final da tarde, para aguar as plantas e cuidar das crias, um fone e um podcast. Quando vou para minha triste sina de lavar a louça de noite, mais um podcast. O formato virou meu fiel companheiro.

Acelerado que sou, dobro a velocidade de reprodução. Ouço tudo nesse ritmo frenético para dar tempo de consumir mais programas. Se você tinha dúvidas de meu vício, está na mesa a prova inconteste. Caso clássico de dependência. Rehab de podcasts, aí vou eu.

Podcast está longe de ser uma novidade. Sei que é uma mídia antiga. Recordo de ouvir falar desse formato ainda no início dos anos 00. Mas nunca dei ideia.

Minha atenção para os podcasts foi desperta muito recentemente. Vi que o Spotify, aplicativo que uso para ouvir música, disponibilizou vários programas. Por curiosidade, ouvi o Café da Manhã da Folha de São Paulo. O maldito algoritmo recomendou o Estadão Notícias. Ouvi. O gatilho havia sido disparado. Um caminho sem volta estava trilhado.

Quando me dei conta, estava seguindo tudo quanto é podcast. Notícias, música, brassagens, economia, finanças…Tudo quanto é assunto que me interessa, muito tempo disponibilizado para ouvir os programas.

O problema é que o dia continua com suas malditas 24 horas. Se entra uma atividade na grade de horário, uma tem que sair. Não há mágica. No meu caso, quem acabou perdendo foi a música. Como esses eram momentos em que eu tradicionalmente ouvia música, o podcast roubou o lugar dos sons. É a vida.

Não me assustarei se, daqui um tempo, eu enjoar de podcasts e voltar a me dedicar a ouvir música enquanto dirijo, cuido da casa ou lavo a louça. Sei como sou e quando minha empolgação com algo acaba. Enquanto isso não acontece, sigo adiante dando play no próximo podcast.

Comente

X