Mesmo com tantas campanhas favoráveis aos animais, ainda existem abandonos, e nas férias esta estatística aumenta, a causa é sempre a precipitação em ter um animal.

“As pessoas hoje em dia não fazem um planejamento adequado, e às vezes movidas pelo calor da emoção em ter um filhote acabam adotando sem pensar no animal” comenta Pauliane Rodrigues, presidente de Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal da OAB/GO, recentemente designada também como secretária da Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais do Conselho Federal da OAB.

“Abandonar animais é considerado crime, previsto na lei Federal 9.605/98 art. 32 e a lei municipal 9.843/16 em seu art.2º inciso IV trata da temática podendo gerar multa ao infrator”, explica Pauliane.
A estimativa é que existem 30 milhões de animais abandonados em todo Brasil, segundo dados obtidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2014. Deste total, 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.
“Hoje provavelmente esses dados devem ter aumentado, e é assustador, pois além de saber a vida dura que esses animais são submetidos, é um problema de saúde pública e nos faz repensar que devemos combater o abandono, promover a adoção e a castração deve ser incentivada” alerta.
Pensado sempre no bem-estar dos animais e visando conscientizar a população a CEPDA lança a campanha Diga Não Ao Abandono, nunca abandone seu melhor amigo, ele faz parte da sua família!

Quem quiser ajudar a divulgar essa campanha pode compartilhar e repostar das redes sociais da CEPDA – OAB/GO.
Ao saber ou presenciar um caso de abandono de animais, as pessoas também podem denunciar de forma anônima à DEMA pelo telefone (62) 32012760 e à AMA discando 161 para que os responsáveis sejam punidos.

Comente

X