OQRRevistaTendência Qualidade de Vida

Acontecerá em Goiânia evento sobre qualidade de vida depois dos 50

11 de novembro de 2019 Nenhum Comentário

No final de novembro acontecerá em Goiânia um evento com palestras sobre aspectos sociais, econômicos e de saúde e maneiras para aumentar a qualidade de vida na terceira idade.

Neste mês, acontecerá em Goiânia o 1º Fórum Multidisciplinar do Envelhecimento, um evento promovido pela AGM – Academia Goiana de Medicina, onde assuntos voltados para as questões da terceira idade serão abordados.

O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro no auditório do CREMEGO – Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás e contará com palestras realizadas por diferentes profissionais especializados no assunto.

Segundo o presidente da AGM, o Dr. Lindomar Guimarães de Oliveira, o principal objetivo desse evento é discutir todos os aspectos que envolvem o envelhecimento e o aumento da longevidade, um assunto que vem se tornando cada vez mais importante para médicos de todas as especialidades e profissionais da área de saúde no país.

“Esse aumento no interesse por questões da terceira idade se deve ao fato de que a cada década, a população acima de 50 se torna maior. Ou seja, a pirâmide etária do país está se alterando consideravelmente, graças ao menor número de nascimentos e o aumento da expectativa de vida do brasileiro”, aponta o Dr. Lindomar.

Para provar essa informação, uma projeção realizada ano passado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas mostrou que em 2039 existirão mais idosos do que crianças no Brasil e, em 2060 um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.

Atualmente a expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos para homens e 79 para as mulheres. Segundo essa projeção realizada pelo IBGE, em 2060 a expectativa de vida do hoje será de 77 anos e a da mulher de 84, um crescimento de seis anos para os homens e cinco para as mulheres em apenas 4 décadas.

Quais são os desafios trazidos pelo aumento da longevidade

O aumento da longevidade no Brasil, apesar de ser uma boa notícia, traz uma série de desafios, entre eles os principais são relacionados a questões de saúde, educação e frente de trabalho.

Além de conhecer novas técnicas e maneiras de promover mais saúde e qualidade de vida para essa parte da população é importante ter em mente que o aumento da longevidade também significa o aumento da capacidade de contribuir com a sociedade por mais tempo.

Ou seja, um dos desafios que essa alteração traz é a inclusão profissional, uma vez que as pessoas estão envelhecendo cada vez mais com uma melhor saúde e, por isso, estão aptas a continuar no mercado de trabalho por mais anos.

É importante que também que não só as empresas como as instituições de saúde se preparem adequadamente para receber os idosos, mas que a população entenda que mesmo sendo ativos, os idosos precisam de uma atenção especial em diferentes assuntos.

Se você quiser saber mais sobre o 1º Fórum Multidisciplinar do Envelhecimento que acontecerá em Goiânia entre os dias 28 e 30 de novembro, vale a pena acessar o site da empresa responsável pela organização do evento e acompanhar a programação.

Por Jeniffer Elaina, do site PlanodeSaúde.net

Comente

X